O Nikasi Ber Club esteve ontem no Festival repense Cerveja e pode conferir de perto as cinco cervejas inéditas, que foram produzidas para o Festival, em parceria com as cervejarias Penedon, 3cariocas, Cervejaria Nacional, Koala San Brew, Capa Preta e Aeon.
De quebra batemos um papo com Bernardo Couto, um dos sócios da cervejaria 2cabeças e idealizadores do Repense Cerveja. A seguir a entrevista completa:
Ninkasi: Bernardo, eu gostaria que você falasse pra gente o que você espera desse evento, do Repense Cerveja, qual o legado que você pretende deixar também com ele e no finalzinho defina pra gente o que significa pra você repensar cerveja.
2cabeças: A ideia do evento, o conceito dele é justamente de trazer coisas novas, estilos diferentes, estimular a produção de cerveja caseira, a gente está publicando todas as receitas das cervejas, mostrar também que tem união entre todas as cervejarias, ou seja, é um evento nosso, mas que tem mais cervejas dos outros que nossa. Também é o lado colaborativo da gente ter feito cinco cervejas inéditas para este evento, todas de estilos distintos, bem diferente entre si. A nossa expectativa é basicamente esta, de fomentar mesmo a ideia de que cerveja tem que ser colaborativa, tem que ter união entre cervejeiros, as cervejarias tem que estar juntas para buscar maior participação no mercado, enfim todas as conquistar que elas vão ter vão ser juntas. Então a gente sempre teve essa ideia, 2cabeças já por si só é uma coisa coletiva, são duas cabeças e não uma só, então a gente busca trazer este conceito. E o Repense Cerveja traz um pouco isto também. É do tipo, o que é nossa pergunta, ou seja, o que é cerveja para você? Porque cerveja pode ser um monte de coisa. Então a gente fez cinco cervejas novas, que não tem nada a ver uma com a outra, pra mostrar a estas pessoas, enfim, como a gente pode criar. Nenhum estilo é muito comum que a gente ver no mercado, tem Sour, tem German IPA, Wheat Wine, Defumada, uma Brown Ale, que também não é um estilo muito comum aqui no Brasil. Então a ideia foi botar também um pouco as pessoas pra pensarem no que a gente pode fazer, como que a gente pode buscar os caminhos que não o de ficar lançando cervejas sozinho ou buscar fazer uma coisa por si só, a própria cervejaria organizar um evento e trazer outras cervejarias. De repente cerveja é mais do que a cerveja que está no copo.
Ninkasi: Alguma dessas cervejas foi produzida numa quantidade um pouco maior, a gente vai encontrar por aí, por exemplo, no Mondial de La Bière ou pouco mais a frente em algum outro evento?
2cabeças: Acho que a Gol da Alemanha a gente deve fazer mais. Ela já foi um lote um pouco maior e a com as 3 Cariocas, #sqn (só que não), ela com certeza vai ter no Mondial e ela tem um lote um pouco maior e vai sair em garrafa.
Ninkasi: Então a #sqn pode virar uma cerveja de linha?
2cabeças: Não de linha, sazonal. A gente fez, já tem rótulo e vai chegar ao mercado em garrafa.
Ninkasi: E qual o legado que você espera deixar com este evento, não só o evento em si, pois a ideia é muito maior que ele em si. Acho que o evento é um marco em relação a ideia. Então qual o legado pra todos os cervejeiros e pro mercado de cerveja?
2cabeças: Pro mercado de cerveja acho que é essa ideia de coletividade, que a gente sempre buscou. A gente, por exemplo, sempre foi cervejaria cigana que produzia em um monte de lugar. Um monte de gente falou: Pô, agora que vocês estão sempre produzindo na Invicta deixaram de ser ciganos. A gente quer mostrar que não. Na verdade o espírito de ser cigano, ou mesmo sem ter cervejaria, mas o espírito do cervejeiro caseiro, de sempre buscar coisas novas, acho que é isso que a gente quer fomentar. Tanto que a gente divulga as receitas e torce pra que as pessoas fação essas receitas em casa. Então, acho que o legado é este. As pessoas buscarem estar juntos, pensar coisas diferentes, receitas distintas. A gente acha que com cinco receitas publicadas vai ajudar os cervejeiros caseiros a ver, pô o que o pessoal está fazendo profissionalmente? Ah eles estão fazendo desta forma! Acho que isto também é um background legal pra galera que está começando. Então acho que é isto.
Ninkasi: manter então a ideia de que cerveja mesmo produzida de forma profissional não deixa de ser nunca algo de celebração, de amizade, alegria e a confraternização que gira em torno da bebida.
2cabeças: Exatamente, todas as cervejarias que a gente fez junto são cervejarias que a gente tem uma relação boa, assim de amizade, de admiração...então a gente também buscou cervejarias que a gente se identificasse, justamente pra trazer essa ideia mesmo de união, de parceria, tá todo mundo aí bebendo, um bebe a cerveja do outro... e cerveja é isso! cerveja não é aquela coisa do tipo, eu trabalho em tal empresa e só bebo aquela cerveja... não, muito pelo contrário, eu bebo Maracujipa toda hora então eu vou no bar e quero beber outra. Então, acho que aqui todo mundo tem essa filosofia. E o evento acho que mostra isso pra todo mundo, assim como que as cervejarias, a maioria delas tem uma visão de que todo mundo tá lutando pela mesma coisa e todo mundo junto é muito mais forte.
Ninkasi: Pra finalizar, como você definiria numa frase o que pra 2cabeças significa repensar cerveja?
2cabeças: Em uma frase? (pausa). Acho que buscar coletividade, exclusividade, buscar o limite e sabor. Acho que é isto.
Ninkasi: Valeu Bernardo! Mais uma vez obrigado pelo convite, sucesso e que você continue trazendo sempre novidades, coisas novas, sendo essa cervejaria inovadora, que a cada dia conquista mais os corações dos apaixonados por cerveja. Um abração!
2cabeças: Valeu, obrigado por ter vindo!
Saúde!
Luiz Araújo
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Ninkasi Beer Club