Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sábado, 12 de setembro de 2015

Câmara de Ribeirão libera venda de cerveja com álcool nos estádios

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou na noite da última terça-feira (8), por 20 votos contra um - e mais uma abstenção -, o projeto de lei que libera a venda de cerveja com álcool nos estádios de futebol da cidade. Apoiadores da iniciativa, os presidentes de Botafogo e Comercial comemoraram o projeto, que ainda precisa ser sancionado pela prefeita Dárcy Vera (PSD) para que os torcedores voltem a consumir a popular “ceva” no Palma Travassos e no Santa Cruz.

Gérson Engracia Garcia, mandatário tricolor, é o que aguarda a regulamentação da “Lei 937/15” com mais expectativa. Assim que a aprovação foi veiculada no Diário Oficial, o clube pretende disponibilizar a bebida alcoólica para seus torcedores já na partida contra o Gama, neste domingo, pela Série D do Brasileiro. “Estamos aguardando a sanção da prefeita para iniciar a comercialização imediata. O torcedor é o nosso cliente e o futebol é um espetáculo. A volta da cerveja é um ingrediente que agrega no produto que oferecemos para a torcida, que é um jogo de futebol”, analisou.

Sem partidas oficiais do Comercial até o início de 2016, o presidente Brenno Spinelli encara o projeto como uma forma de resgatar os torcedores adeptos da cerveja que culpavam a falta da bebida para não ir aos estádios. “É um estímulo a mais. Encontro muitos torcedores que andam meio sumidos que sempre me falam que gostavam de ir no campo quando tinha uma cervejinha. Querendo ou não, isso influencia. O pessoal não quer vir para o estádio e beber cerveja lá fora, regulando o horário para entrar. Para algumas pessoas, a cerveja ajuda a entrar no clima do jogo”, comentou.

A comercialização da cerveja dentro dos estádios não pode ser associada à violência, na avaliação dos dirigentes da dupla Come-Fogo, pois os torcedores já costumam consumir a bebida alcoólica nos arredores das praças esportivas. “O pessoal fica na ‘Passarela do Álcool’ [barracas próximas da Avenida Costábile Romano] antes do jogo e isso não é problema”, contou o dirigente do Pantera, complementado pelo presidente do Leão. “Hoje, o interior dos estádios é muito mais seguro. Tivemos um grande exemplo na Copa do Mundo, com cerveja liberada e sem problemas, mesmo com uma mistura grande de culturas”.

Lei pode gerar renda extra para os clubes

Além de resgatar o público admirador da cerveja, Comercial e Botafogo visam também gerar mais uma fonte receita com os bares durante as competições.

“Hoje só podemos oferecer refrigerante e água. Com a cerveja, teremos mais uma fonte de renda, pois estamos disputando uma grande competição e fizemos um bom investimento”, disse Engracia. “Será mais um produto para o público, que vem ao estádio e costuma enfrentar sol e calor”, completou Spinelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club