Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

As 5 novas cervejas que a 2cabeças traz da estrada

Repense Cerveja


Colaborativas produzidas "on the road" serão apresentadas no Repense Cerveja


Em uma jornada on the road, a 2cabeças testou novas receitas nas últimas duas semanas em parceria com cervejeiros amigos, em diferentes municípios da região Sudeste. São cinco estilos diferentes, que serão lançados no Festival Repense Cerveja, em 26 de setembro no Rio e no dia 3 de outubro em São Paulo.

A primeira cerveja produzida nessa caravana é definida como "uma potente American Wheat Wine", feita com a 3cariocas. Ela terá 10% de álcool e 83 IBUs, com maltes de cevada e trigo, e mais flocos de trigo. Ainda leva doses generosas de Columbus, Citra e Amarillo para aroma. "Uma cerveja especial de trigo? Pela nossa legislação, não, pois ela tem mais de 25% de trigo, o que tira ela da categoria especial", explicam os criadores. Então ela se chamará #SQN, aquela hashtag de ironia que significa "só que não".

Depois os cervejeiros da 2cabeças rumaram para Belo Horizonte. Em Contagem, Região Metropolitana, produziram a Gol da Alemanha, uma German IPA com 7,1% e 71 IBUs, com sete ingredientes alemães e água brasileira. Os lúpulos Smaradg e Mandarina Bavária dominam o aroma da cerveja, adicionados na fervura e no dry hopping.

Dois dias depois, era hora de produzir com a Capa Preta e a Koala San Brew, ambas de Nova Lima/MG. A cerveja escolhida foi uma Sour Ale com Mirtilo. Com 6% de álcool, ela foi produzida com fermento saison e lactobacilos, trazendo acidez e complexidade para a cerveja.

Dali, os cervejeiros pegaram a estrada rumo a São Paulo. Na Cervejaria Nacional, surgiu uma California Common defumada. O estilo híbrido é feito com fermento lager mas em temperatura de fermentação mais alta, típica de uma ale. Nos maltes, foram usados pilsen, caramelo e 15% defumado, dando um toque diferente para esta cerveja. O lúpulo Nothern Brewer completa a lista de ingredientes desta cerveja que terá 4,8% de álcool e 38 IBUs.

A última parada foi em Penedo/RJ, para a produção de uma Brown Ale em parceria com a Penedon. Ela ficou com 6,1% de álcool e 35 IBUs. A coloração é marrom escuro, com maltes escolhidos para ressaltar aromas de nozes e chocolate ao leite.

Agora, todas essas cervejas estão em fase de maturação, e vão estrear nos Festivais Repense Cerveja. No Rio, no próximo dia 26, o evento será na Casa da Glória, com ingressos disponíveis na Bilheteria Digital, no segundo e último lote a R$ 135,00. Em SP, no dia 3 de outubro, o festival será no Butantan Food Park, com entrada franca.

Serviço
O que: Festival Repense Cerveja

RIO
Onde: Casa da Glória - Ladeira da Glória, 98, Glória
Quando: 26 de setembro, das 14h às 20h
Ingressos: neste link

SÃO PAULO
Onde: Butantan Food Park: Rua Agostinho Cantu, 47 – Butantã
Quando: 3 de outubro, das 11h às 22h
Quanto: entrada franca

Fonte: Revista Beer Art

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club