Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Vila St. Gallen lança Chopp de trigo no estilo Berliner Weisse para celebrar a Primavera

Vila St. Gallen lança Chopp de trigo no estilo Berliner Weisse para celebrar a Primavera
Foto: Ninkasi Beer Club

Fui convidado mais uma vez pela cervejaria Sankt Gallen, desta vez para participar do lançamento do seu Chopp de Primavera produzido pelo mestre cervejeiro Carlos Hesse e pelo cervejeiro Gabriel Di Martino. O chopp de primavera tem 5.0% de teor alcoólico, acidez mais acentuada e aromas acéticos. Desta vez, o chopp exclusivo da estação chega em duas versões: a bebida na íntegra, com suas características originais, e a opção maturada com a adição de uma fruta tropical, que segundo Gabriel irá mudar continuamente.

Vila St. Gallen
Foto: Ninkasi Beer Club

Ao chegarmos fomos recebidos desta forma. Que maravilha!!! (Foto: Ninkasi Beer Club)

Ao chegar em Teresópolis notei que tudo conspirava a favor, visto que fazia um típico dia de primavera, com céu claro, sol agradável e uma brisa refrescante. Portanto ideal e propício para o lançamento de um chope que promete ser surpreendente. 

Therezópolis Gold. Dispensa apresentações. Foto: Ninkasi Beer Club

Como das últimas vezes em que estive na Vila, fui muito bem recebido por todo o staff da cervejaria. Antes do aguardado lançamento e do prato principal tive o prazer de degustar além do ótimo e já conhecido chope Therezópolis Gold, alguns dos petiscos mais famosos da casa.
 bolinhas são feitas com três tipos de queijo e polvilhadas com cabelinho de anjo
Estas bolinhas são feitas com três tipos de queijo e polvilhadas com cabelinho de anjo. Acompanhada ainda de geléia de damasco e pimenta. Não dá pra comer uma só!!! (Foto: Ninkasi Beer Club)

Linguiças alemãs com molho de mostarda e mel e bolinho feito com o bagaço do malte
Linguiças alemãs com molho de mostarda e mel e bolinho feito com o bagaço do malte. Não dá pra resistir! (Foto: Ninkasi Beer Club)

Ainda deu tempo de dar uma volta pela Vila e apreciar um pouco de cada cantinho. Tudo muito bem cuidado e aconchegante. É um lugar realmente especial.

(Foto: Ninkasi Beer Club)

(Foto: Ninkasi Beer Club)

Chegou o momento mais esperado do dia! Mas antes, Di Martino fez questão de falar sobre o chope e principalmente o porque da escolha de um estilo tão incomum. Segundo Gabriel, "fazer uma cerveja fácil de agradar é legal, a pessoa experimenta, mas agrada muito fácil. Mas a gente tem que ter a consciência de que o mercado está mudando, está crescendo e ele tem muita coisa boaa pra se mostrar, não só inovação, mas principalmente tradição e cultura".

O cervejeiro disse ainda que a St. Gallen tem a responsabilidade de colocar uma cerveja no mercado, mas também de ensinar ao público novos estilos de cerveja. E que a ideia é mostrar que existem cervejas diferentes, mas não simplesmente porque foi adicionado algum novo ingrediente e sim dentro da clássica tônica das cervejas mundiais.

Assim, foi escolhido um estilo muito popular, histórico e muito pouco  conhecido e disseminado, principalmente no Brasil. Um estilo que até pouco tempo estava praticamente extinto no mundo, o Berliner Weisse.  Estilo alemão, típico da cidade de Berlim. O Chope de Primavera é uma cerveja de trigo, que no entanto leva lactobacilos na fermentação, deixando-a bem peculiar, ou seja, láctica, levemente acética e azeda.

Com 5% de Teor Alcoólico e 10 IBU (Unidade de Amargor), este chope será produzido em duas versões, aproveitando como diz Di Martino, o campo fértil da cerveja artesanal e a criatividade e ousadia do brasileiro. Assim, quem for a St. Gallen poderá optar entre a versão típica e uma segunda maturada com frutas.

Em Berlim, é tradicional adicionar a cerveja uma dose de xarope de framboesa ou de uma erva aromática chamada “aspérula odorífera”, que confere a bebida uma coloração rosada ou esverdeada e diminui a acidez. No passado, existia o costume de servi-la com uma dose de uma aguardente pura ou aromatizada com cominho, com o propósito de dar mais aroma e sabor, bem como para aumentar seu teor alcoólico.

Vila St. Gallen
Gabriel Di Martino conta um pouco da história da Berliner Weisse e sua tradição. (Foto: Ninkasi Beer Club)

Chope de Primavera - Berliner Weisse (versão tradicional). Foto: Ninkasi Beer Club

A cerveja apresentou coloração amarelo-palha e leve turbidez. Apresentou uma espuma de cor branca, cremosa, boa formação e persistência. 

Aroma levemente frutado, com toque lácteo e ácido. Na boca, sensação de acidez, leve salgado com final seco e textura frisante. Cerveja bem leve e refrescante e que pede mais um gole. Ótimo drinkability!

Vila St. Gallen lança Chopp de trigo no estilo Berliner Weisse para celebrar a Primavera
Chope de Primavera - Berliner Weisse (versão com melancia). Foto: Ninkasi Beer Club

Na segunda versão, a cerveja foi maturada com polpa de melancia. Ao degustá-la percebi que a fruta amenizou a acidez. Embora seja perceptível a presença da fruta tanto no aroma, bem como no sabor, ela é sutil. Conferiu um levíssimo dulçor. Ficou tão boa quanto a primeira. Vai ser questão de gosto.

Polvo grelhado - criação do chef Lucas Mendes, do restaurante Harlekin Pub, na Vila St. Gallen

Pra harmonizar com a cerveja, o chef Lucas Mendes, do restaurante Harlekin Pub, na Vila St. Gallen, preparou um polvo com batatas. Polvo grelhado, extremamente macio e suculento por dentro, com uma casquinha leve e tostada por fora, marinado em ervas com vinagre. Batata assada, depois esmagada e regada com azeite extra virgem e ervas. Simplesmente divino! Ficou muito bom. O prato entrou em perfeita harmonia. A acidez da cerveja e sua carbonatação contribuiram para o casamento perfeito. 

Apresentação do prato principal. Foto: Ninkasi Beer Club

Foto: Ninkasi Beer Club

Eu e Gabriel Di Martino. Dei um jeitinho de ficar do tamanho dele!

Enfim, mais uma vez o dia foi maravilhoso! Boa gastronomia, boas cervejas, bom papo e pessoas extremamente agradáveis! Agradeço a todos da Sankt Gallen pelo convite.

Saúde!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club