Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Faxe Premium Limited Edition - Degustação nº 308


A Faxe comemora seu aniversário de número 113°, são vários anos de tradição e produção de cerveja que compreende desde uma pequena produção até atingir hoje o número que a coloca no segundo lugar em volume de produção na Europa. Para festejar essa data, a cervejaria dinamarquesa criou um design especial para seu rótulo de sucesso: uma linda lata com ilustrações vikings. Edição digna de colecionar!

Cervejaria: Faxe
Origem: Dinamarca
ABV(%): 5
Estilo: Premium American Lager
Embalagem: Lata de 1litro

É uma cerveja de coloração dourada, com corpo límpido. Sua espuma de cor branca apresentou ótima formação, persistência e com uma excelente transição de renda no copo. 

No aroma, presença de malte de forma média e toque de cereais e panificação. O lúpulo se faz presente, herbal e leve. Álcool leve ao aproximar o copo do nariz. O sabor é médio e acompanha o aroma. 

O aftertaste é fugaz, levemente amargo. Corpo leve e rescência mediana conferem ótimo drinkability a esta cerveja. Sua textura é sedosa e a percepção alcoólica é oportuna. Cerveja leve e refescante. Boa para um churrasco com os amigos.

Um brinde!
Luiz Araújo

2 comentários:

  1. Boa tarde Luiz,
    Gostaria de saber quantas ilustrações tem esta coleção.. consegui juntar 4 diferentes e queria saber quantas ainda faltam...
    Obrigada
    Dany Matta

    ResponderExcluir
  2. Dany, vou ficar te devendo essa! Eu também ainda não consegui descobrir quantas versões diferentes da lata existem. Suspeito que eles devem lançar jma nova a cada ano.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club