Novos estilos que já estavam sendo produzidos e julgados em concursos foram incluídos no documento (Foto: Divulgação)
Humberto Fröhlich vai coordenar a tradução das diretrizes para o português
Referência para julgamentos de concursos cervejeiros, o novo Guia de Estilos BJCP traz uma reorganização dos estilos e a separação entre Cerveja, Hidromel e Sidra que estavam agrupados até a última revisão, em 2008. Responsável pela coordenação das traduções do Guia para o português no Brasil, o proprietário da Babel Cervejaria e juiz BJCP, Humberto Fröhlich, falou com a Beer Art sobre a revisão do documento. Humberto figura entre os três juízes sulamericanos com maior certificação na América do Sul (National).
Humberto figura entre os três juízes sulamericanos com maior certificação na América do Sul (Foto: Divulgação)
O início da tradução do material para o português ainda não está definido. Uma equipe de voluntários vinculados ao BJCP está sendo organizada e deve ser divulgada em breve. "Estamos com um bom quórum de voluntários interessados em participar. Vamos priorizar aqueles que já fizeram a prova e tem um engajamento com o trabalho, seguindo as orientações da direção do BJCP". Para acessar a versão em inglês, clique aqui.
Além do documento serão traduzidas as novas questões da prova online e as apostilas de conteúdo. Para os exames que selecionam os juízes BJCP, as novas diretrizes passarão a valer em 1° novembro de 2015. Até lá, permanece a de 2008. A utilização do Guia 2015 em concursos ficará a critério da organização do evento que poderá optar pelo novo ou o antigo.
Para Humberto, o grande mérito da revisão é a própria atualização que busca a aproximação com a realidade atual. “Tínhamos estilos que geravam dúvidas como a Black Ipa, India Black Ale. Há anos o pessoal estava fazendo isso e reclamava que não existia um estilo definido e cada um julgava como queria nas categorias mais genéricas”, destaca.
Os novos estilos que já estavam sendo produzidos e julgados em concursos foram incluídos na tentativa de acompanhar as inovações nas produções caseiras. “As novas diretrizes do Guia BJCP refletem o que os cervejeiros caseiros estão fazendo e querendo mandar para os concursos”, explica Humerto. “O documento traz exemplos comerciais para se ter uma referência do que está sendo feito. A distribuição dos estilos e a escolha deles, no entanto, é baseada primordialmente nos homebrewers, conclui.
Fonte: Revista Beer Art
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club