Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

CERVEJA CHEGA À MESA EM OPÇÕES GOURMET

Mercado lança produtos que levam na receita uma das bebidas mais consumidas no País

Davi Brandão

São Paulo - Ao contrário de diversos países, onde a cerveja é degustada em sua temperatura normal, no Brasil ela necessita chegar à mesa 'estupidamente gelada'. Nos últimos meses, a grande novidade do mercado é que ao invés de bebível, ela passa a ter opções comestíveis.

De acordo com o coordenador do curso de Administração dos Negócios da Cerveja, da Fundação Getulio Vargas (FGV), Túlio Rodrigues, o mercado cervejeiro pegou uma carona no segmento gourmet. "O brasileiro possui a cerveja em seu cotidiano e o hábito cervejeiro se mantém entre homens e mulheres que têm a bebida como uma das paixões nacionais", pontua o especialista no assunto.

Para Túlio, este nicho de mercado parte da evolução do consumidor que passa a buscar novidades. "Os ingredientes que compõem a cerveja-água, cevada, lúpulo e levedura podem ser usados em molhos, sorvetes e outros produtos", explica Túlio, que no primeiro semestre lançou a marca Craft de sorvetes italianos de cerveja.

Gourmetização da cerveja

O sorvete foi à primeira elaboração gourmet com o ingrediente. "As experimentações tiveram início há nove meses e o resultado não deixa nada a desejar", diz Túlio. Hoje, a Beer Ice Cream destaca cinco sabores de sorvetes que aliam a versatilidade dos ingredientes naturais da bebida harmonizados com chocolate, doce de leite, gianduia, damasco ou laranja. As opções Damasco com Pilsen, Laranja com Weissbier, Gianduia com Pale Ale, Chocolate Belga com Stout e Doce de Leite com Pale Ale podem ser encontrados em 35 pontos de venda em São Paulo.

Lançada em outubro passado, a linha de molhos criada pela Brewer Chef teve lote esgotado em 30 dias. "Tive o conhecimento de como é produzida a cerveja e a partir daí comecei as experimentações. As notas de amargo é o grande diferencial do produto. O consumidor sente todas as notas da cerveja", revela a chef Natália Rios, que junto com o mestre cervejeiro Eduardo Marques desenvolveu quatro tipos de Ketchup, Mostarda, Barbecue e Picante. "Cada opção representa uma escola cervejeira, ou seja, a alemã, a inglesa, a belga e a americana", acrescenta Túlio Rodrigues.

Próximas novidades

Àqueles que buscam novas experimentações, nos próximos meses as novidades ficam por conta do lançamento de uma linha de azeites e de pimentas. "Ambas as atrações contam com sabores marcantes e diferentes dos produtos tradicionais que estão no mercado", diz Túlio.

Em época de final de ano, Túlio indica que iguarias que compõem as ceias natalinas e de réveillon, como peru, tender ou pernil, podem ser harmonizadas com os molhos, azeites e pimentas de cerveja, assim como as sobremesas podem ser servidas com as opões do sorvete de cerveja.

Onde encontrar

Os interessados em conhecer as novidades podem acessar o site www.rirbrigaderia.com.br que comercializa o sorvete de cerveja, com preço de R$ 9,90 (o pote de 100g). Os molhos, com preço médio de R$ 19,90 podem ser adquiridos pelo site www.brewerchef.com. Uma boa experimentação gourmet.


Fonte: http://www.dci.com.br/dci-mais/cerveja-chega-a-mesa--em-opcoes--gourmet-id429428.html

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Ninkasi Beer Club