Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

ONU estabelece 2022 como o Ano Internacional do Vidro


O vidro está presente no dia a dia mais do que se pensa: copos, janelas, espelhos, lentes de óculos, telas de celulares, para-brisas de carros. O material é o único 100% reciclável, mostrando sua singularidade e importâncias tecnológica, cultural, econômica e sustentável.

Sabendo disso, a Organização das Nações Unidas (ONU) determinou que 2022 será o Ano Internacional do Vidro. Para isso, preparou uma série de eventos que serão realizados em todo o mundo, incluindo o Brasil, e que já começaram a acontecer, como palestras, exposições em galerias de arte e museus, conferências e festivais.

Sendo uma das líderes mundiais na produção de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, a Verallia possui compromisso com objetivos sustentáveis definidos pela ONU. Alguns deles englobam a redução das emissões de CO2 e o aumento da circularidade do vidro, o que significa reciclar a embalagem e reutilizá-la infinitas vezes.

Por meio do propósito de Reimaginar o Vidro para um Futuro Sustentável, a Verallia aposta no Projeto Vidro Vira Vidro, que consiste na instalação inicial de 200 containers para reciclagem de vidro, no eixo Grande São Paulo – Campinas, e também no Rio Grande Sul, devido a sua posição estratégica de proximidade de suas fábricas. Estudos mostram que apenas 25% de vidro gerado no Brasil é reciclado, enquanto na Europa o número passa de 75%.

A expectativa é coletar quatro mil toneladas de caco por ano com o projeto piloto, que ajudarão a reduzir CO2, consumo de energia e o uso de matéria-prima virgem. “Em números, a cada 10% de caco utilizado na produção, é possível reduzir 5% de CO2. Por isso, a Verallia tem como objetivo ampliar o uso de caco externo em sua produção de 49% para 59% até 2025, e 66% até 2030”, conta Quintin Testa, diretor geral da Verallia na América do Sul.


Benefícios do vidro

O vidro é composto essencialmente por areia, barrilha e calcário. O material é ideal para conservação adequada de alimentos e bebidas, pois preserva a temperatura e permanência de sabor, odor, cor e durabilidade de seu conteúdo, já que impede a ação de qualquer agente externo. Produtos acondicionados no vidro também levam menos conservantes e estabilizantes - aditivos para os alimentos que ajudam a preservar sua estrutura. Mais do que isso, o vidro é 100% reciclável, sem perder a qualidade ou a pureza, o que o torna um material totalmente sustentável.


Sobre a Verallia

Na Verallia, nosso objetivo é reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Queremos redefinir como o vidro é produzido, reutilizado e reciclado, para torná-lo o material de embalagem mais sustentável do mundo. Trabalhamos em uma causa comum com nossos clientes, fornecedores e outros parceiros em toda a cadeia de valor para desenvolver novas soluções saudáveis e sustentáveis para todos. Com cerca de 10 mil colaboradores e 32 fábricas em 11 países, somos o líder europeu e o terceiro maior produtor global de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, fornecendo soluções inovadoras, personalizadas e ecologicamente corretas para mais de 10 mil empresas em todo o mundo. A Verallia produziu mais de 16 bilhões de garrafas e potes e obteve receitas de € 2,5 bilhões em 2020. A Verallia está listada no compartimento A da bolsa de valores Euronext Paris (Ticker: VRLA - ISIN: FR0013447729) e está incluída nos índices SBF 120, CAC Mid 60, CAC Mid & Small e CAC All-Tradable. No Brasil, a Verallia tem três fábricas localizadas nas cidades de Campo Bom (RS), Porto Ferreira (SP) e Jacutinga (MG) e ainda disponibiliza aos seus clientes um Centro de Criações para o desenvolvimento de novos produtos. Para mais informações acesse www.verallia.com.br. Siga-nos no LinkedIn,  Twitter,  Facebook,  YouTube, Instagram.


A Verallia e a sustentabilidade

Mundialmente a Verallia é comprometida com o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: ambiental, econômica e social. Referência em embalagens de vidro para alimentos e bebidas, disponibiliza à cadeia de consumo um material que é 100% e infinitamente reciclável e inerte, garantindo a saúde e a segurança alimentar dos consumidores. Em todos os seus processos de produção, a Verallia busca a otimização do consumo de água e energia, o controle das emissões atmosféricas, o estímulo ao desenvolvimento social e a criação de novas opções em embalagens de vidro que necessitem de menos matéria-prima e que, ao mesmo tempo, estimulem e facilitem a cadeia da reciclagem.


Fonte: Press à Porter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club