Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Cervejeiros do Rio Grande do Sul podem fazer pós-graduação na área pela ESCM


De acordo com o último Anuário da Cerveja no Brasil, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Rio Grande do Sul tem mais de 250 fábricas da bebida. O segundo estado com maior número de cervejarias tem ainda outras centenas de marcas ciganas, que produzem de forma terceirizada nestas plantas. Para profissionalizar ainda mais o mercado cervejeiro local, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) está levando para o estado uma turma do curso de pós-graduação em Tecnologia Cervejeira. 

As aulas acontecem em formato híbrido, com apresentações teóricas online e práticas na cidade de Caxias do Sul (RS), com a finalização do curso nos 12 laboratórios da ESCM em Blumenau (SC). Para mais informações, o link é: cervejaemalte.com.br/pos-graduacao-em-tecnologia-cervejeira-em-caxias-do-sul/. 

O curso leva aos alunos o domínio sobre o processo produtivo de cervejas, desde as matérias-primas até a análise de qualidade. Os formados desenvolverão a habilidade de planejar e organizar a produção de uma fábrica, elaborar receitas e estruturar os empreendimentos cervejeiros com segurança. A pós-graduação em Tecnologia Cervejeira tem 360 horas de aulas com professores com experiência no mercado nacional e internacional da bebida. 

O diretor da ESCM, Carlo Bressiani, destaca a importância da profissionalização para as cervejarias. “O mercado da cerveja artesanal viveu uma explosão muito contundente nos últimos anos. Agora, para que as empresas conquistem a estabilidade, o conhecimento técnico é fundamental - especialmente quando falamos de pequenas e médias estruturas. Estamos muito felizes com essa turma no Rio Grande do Sul e certos de que as marcas gaúchas, que já ocupam um local de destaque no âmbito nacional, podem se beneficiar muito dela”, afirma. 

Com mais de 12 mil alunos formados em sete anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) é a primeira e única instituição de ensino superior especializada na cerveja da América Latina. Além do Brasil, atua também em Portugal, no Paraguai, na Argentina e Uruguai. 


Fonte: Melz Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club