Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Retrato dos consumidores de cervejas 2021: site IPAcondríaca promove segunda edição da pesquisa


O site IPAcondríaca, da sommelière de cervejas Ludmyla Almeida, está realizando a segunda edição da pesquisa “Retrato dos consumidores de cervejas 2021”. O objetivo é montar um retrato mais detalhado sobre o comportamento do público que aprecia a bebida e colaborar com as tomadas de decisões dos profissionais que compõem o mercado cervejeiro, como estudiosos, mestres cervejeiros e empresários. A meta deste ano é dobrar o número de participantes de 2020 e chegar a pelo menos 2012 respostas. A pesquisa vai até o dia 31 de agosto e pode ser respondida pelo link: https://www.ipacondriaca.com.br/pesquisa-retrato-dos-consumidores-de-cervejas-2021 

Na edição de 2020, foram alcançadas 1006 respostas em 30 dias. Todos os estados brasileiros participaram da pesquisa, mas as regiões Nordeste e Sudeste foram as que apresentaram maior número de respostas: 22,86% e 51,19%, respectivamente. 

Na divisão por gênero, o resultado do ano passado concluiu que os homens são os que mais consomem cerveja, totalizando 72,86% contra 26,74% das mulheres – 0,4% não declarou gênero. Também de acordo com a pesquisa, o público entre 36 e 45 anos é o maior consumidor da bebida, ocupando quase 37% do total. Em segundo lugar, pessoas que têm de 26 a 35 anos, com 34,39%. Em último, com 0,89%, os que têm mais de 65 anos.

São três categorias de consumo cervejeiro presentes na pesquisa: aqueles que bebem apenas cervejas populares, como Skol, Antarctica e Heineken; aqueles que bebem apenas cervejas especiais, como as artesanais ou importadas, e aqueles que bebem todas as categorias, por considerarem que todas têm seu momento. Ainda de acordo com os dados de 2020, o retrato do consumidor é: 76,64% consomem todos os tipos de cerveja, 19,88% consomem apenas as artesanais e, por último, 3,48% consomem apenas as mainstreams. 

Para Ludmyla Almeida, a participação da comunidade cervejeira e a continuidade da pesquisa podem ajudar o mercado a conhecer melhor o perfil do seu público. “O primeiro ‘Retrato’ começou por conta da minha curiosidade e do Leandro Bulkool (meu parceiro no podcast Surra de Lúpulo). Somos fascinados por números e queríamos conhecer um pouco mais do mercado cervejeiro. A ideia é que a pesquisa seja anual para ajudar a estabelecer comparativos importantes, perceber as variações de consumo e termos subsídios para podermos ir além. Para este ano, montamos uma equipe multidisciplinar com a Cilene Saorin, o Eduardo Sena e o Daniel Souza, e cada um na sua área de atuação vai trazer análise dos resultados da pesquisa para aprimorarmos o questionário, análise das respostas e consequentemente o relatório final.”, explica Ludmyla, que também administra o perfil @ipacondriaca, no Instagram.

A pesquisa “Retrato dos consumidores de cervejas 2021” conta com apoio institucional e de divulgação da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva). 


SERVIÇO

Pesquisa – Retrato dos consumidores de cervejas 2021

Período: Até 31 de agosto de 2021

Site: https://www.ipacondriaca.com.br/pesquisa-retrato-dos-consumidores-de-cervejas-2021


Fonte: lumocomunica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club