Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 17 de março de 2020

Abracerva elege diretoria para o biênio 2020-2022


A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) terá por mais dois anos a presidência de Carlo Lapolli. A assembleia que deliberou a diretoria para 2020-2022 aconteceu nesta quinta-feira (12), em Blumenau (SC). Este será o segundo mandato do empresário, que assumiu a instituição em 2018.

Para Lapolli, uma das grandes conquistas da entidade nesse período foi a conscientização sobre a importância do papel da Abracerva. “Partimos de 20 para 775 associados. É um número bastante expressivo, mas temos certeza de que ele pode ser ainda maior. Com eles, temos representatividade para realizar ações e propor pleitos governamentais que atendam às nossas demandas”, comenta.

Outra definição importante já posta em prática são as regionais. Hoje, 10 entidades estaduais ligadas à Abracerva estão em atuação. “Além das questões tributárias, de mercado e de disseminação das marcas independentes, há também pautas que são de cada unidade da federação. Por isso, essa estratégia de termos também uma atuação localizada trouxe conquistas importantes”, lembra. Um dos exemplos é a determinação de uma porcentagem de vendas de cerveja artesanal nos estádios do Ceará, com a gestão realizada pelas próprias marcas locais. A Acasc, de Santa Catarina, associação regional mais antiga do país, já sinalizou que deve se transformar em Abracerva/SC.

Por fim, relembrou acontecimentos importantes nas questões de relacionamento com o mercado. “Um dos grandes momentos para o nosso setor foi a implantação e o início dos trabalhos da Câmara Setorial da Cerveja no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Termos 25 entidades reunidas, numa voz única, levando demandas comuns diretamente ao Governo Federal é muito significativo. Termos a Abracerva conduzindo essas ações mostra como as cervejarias independentes estão, pouco a pouco, sendo ouvidas institucionalmente”, comenta. Articulações para expor o posicionamento o setor em relação a questões que impactam as cervejarias também foram realizadas nos âmbitos da saúde, tributário e fiscal.

Para o próximo biênio, Lapolli projeta, além do aumento no número de associados, uma intensificação das ações institucionais, novos formatos de entrega para os parceiros e ainda a consolidação de campanhas e eventos com a assinatura das cervejarias artesanais independentes através da assinatura da Abracerva.  

Compõem ainda a diretoria eleita: Francisco Abaeté – (Cervejaria 5Elementos), Alberto Nascimento (Cervejaria Colombina), Murilo Foltran (Cervejaria DUM), Taiga Cazarine (sommelière), Adriano Miranda (Cervejaria Raffe), José Olavo (Cervejaria Else Beer), Alexandre Mello (Cervejaria Ithajay), Luis Eduardo Pereira Neves (Cervejaria Embuarama), Marcelo Peña (Agrária), Alan Campos (Global Beer) e Maurício Zipf (Cervejaria Schornstein).

Sobre a Abracerva
A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) foi fundada em outubro de 2013 para reunir e defender os interesses das cervejarias e da cadeia envolvida com o setor no país. Desde então, iniciou a articulação para a entrada das microcervejarias no Simples e prevê mais ações nos próximos meses.

Fonte: Melz Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club