Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Água descartada na produção de cerveja pode ajudar a fabricar baterias


Pesquisadores da Universidade do Colorado descobriram uma maneira de utilizar o escoamento utilizado para produzir cervejas para produzir baterias. A produção de um barril de cerveja precisa de cerca de sete barris de água para ser feita e a água residua deve ser filtrada antes de ser descartada. Os pesquisadores descobriram que o subproduto (a água jogada fora) é uma excelente matéria-prima para a produção de baterias.

É possível produzir eletrodos de bateria de carbono a partir de biomassa, mas, tradicionalmente, esse processo é caro e limitado por conta da disponibilidade de matérias-primas. Nesse caso, o processo utilizado usa alguns fungos benéficos chamados Neurospora, que crescem na água residual, rica em açúcar. O fungo cria, segundo os cientistas, um dos "eletrodos naturais mais eficientes conhecidos até hoje". "A água residual é ideal para que o nosso fungo prospere", explica Tyler Higgins, estudante da universidade e um dos responsáveis pela pesquisa.

Fonte: Olhar Digital
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/-gua-descartada-na-producao-de-cerveja-pode-ajudar-a-fabricar-baterias/63009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club