Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Penz Bier é a nova opção de cerveja e gastronomia em Porto Alegre

Nova casa combina as especialidades dos irmãos Penz Pacheco: Rosária (cerveja) e Ruiz (burgers). Foto: Divulgação

Casa na Cidade Baixa terá três opções de cervejas exclusivas


Sonho dos irmãos Rosária e Ruiz Penz Pacheco, de uma família com devoção por boas cervejas e gastronomia, a Penz Bier - Das Haus abre as suas portas em Porto Alegre em janeiro. Ao lado dos irmãos Penz Pacheco no empreendimento está Marcos Cardozo, chef conhecido pelo seu trabalho no primeiro antirrestaurante na capital gaúcha, a Casa Cardozo, onde promove jantares "secretos" para convidados.

O carro-chefe da Penz Bier será, obviamente, a cerveja. A casa contará com 10 torneiras, sendo que três delas serão dedicadas às cervejas exclusivas da casa:

Porter Alegre - Uma Porter que nasceu do amor da família Penz Pacheco pela cerveja e pela gastronomia. Brincando com o nome da cidade, essa cerveja colaborativa com o cervejeiro Cristiano Winck, da Maniba, leva pimenta, cravo, canela e noz moscada. A versão teste feita na panela foi premiada com a medalha de Prata na categoria Spice, Herb or Vegetable Beer do X Concurso Nacional da AcervAs.

Nego Véio - Saison feita colaborativamente com o cervejeiro Rodrigo Ferraro, da Irmãos Ferraro, e que leva elementos regionais como o butiá e a aroeira. O conceito da cerveja busca unir as culturas belgas e gaúchas numa bebida leve e rústica, como são as cervejas desse estilo.

Chimia de Pérola - O nome já declara quem é o homenageado dessa cerveja. Feita com a ajuda do cervejeiro Leonardo Paredes, da Cervejaria Continente, essa Amber Lager refrescante e que leva os lúpulos Perle e Mandarina na receita, foi inspirada pelapaixão da Rosária pela banda Pearl Jam.

Aos 40 anos, Rosária abandonou a carreira no setor financeiro para se dedicar integralmente à cerveja. Formada em Economia pela UFRGS, com MBA em Gestão de Sustentabilidade pela FGV de São Paulo, Rosária é sommelière de cervejas formada pelo SENAC/Doemens de São Paulo e Instituto da Cerveja em Porto Alegre. Conquistou o 5º lugar no 1º Campeonato de Sommeliers de Cerveja do Brasil, sendo a única mulher na final. Também é cervejeira caseira, associada à AcervA Gaúcha e juíza de cervejas certificada pelo BJCP (Beer Judge Certification Program).

Rosária conta um pouco como é ver esse sonho realizado:
"Sempre gostei de receber pessoas em casa e quando decidi abrir o negócio gostaria que fosse a sua extensão, por isso o ‘Das Haus’, onde brincamos com a origem alemã do nosso sobrenome familiar e também nos referimos a uma importante escola cervejeira."

Já Ruiz é chef formado pela EGAS - Escola de Gastronomia Aires Scavone e tem no currículo trabalhos em lugares como Café de La Musique, Faro, La Piedra, Lagom, além de diversos eventos. Na Penz Bier, Ruiz vai poder se dedicar ainda mais à sua grande paixão gastronômica de infância, os burgers, paixão essa que lhe rendeu os títulos de 3º lugar e 1º lugar nas edições de 2014 e 2015 do POA Burger Fest.

Localizada em um ponto tradicionalmente cervejeiro da cidade, a Penz Bier abrirá suas portas no dia 14 de janeiro, em sistema de soft-opening.

Serviço
O que: Penz Bier - Das Haus
Onde: José do Patrocínio, 366 - Cidade Baixa - Porto Alegre/RS
Quando: 3ª a sábado, das 12h às 23h
Informações: (51) 8141-9451 e www.penzbier.com.br

Fonte: Revista Beer Art

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club