Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Cervejaria Sagrada faz sua estreia na capital gaúcha

Cervejaria Sagrada faz sua estreia na capital gaúcha

Marca lançará seu primeiro rótulo hoje à noite, no Biermarkt Vom Fass, em Porto Alegre.

Os apreciadores porto-alegrenses definitivamente estão bem servidos. A cidade abriga hoje mais de 10 microcervejarias (isso sem falar dos brewpubs), a maioria delas localizada no polo cervejeiro do bairro Anchieta — lar das já conhecidas Irmãos Ferraro, Seasons, Tupiniquim, entre outras. Ao contrário destas, a Sagrada, mais nova nanocervejaria da capital, fica no bairro São Geraldo, região cercada por empreendimentos gastronômicos e que hoje já conta com outras micros e bares especializados — o que deve impulsionar o bairro e torná-lo “um novo polo cervejeiro”, prenuncia Marcos Ruperti, um dos sócios da Sagrada.

Ao lado de Marcos, empresário que já se aventurava nas panelas de brassagem desde 2010, está Alexandre Paz, técnico cervejeiro formado pelo Senai Vassouras, e o engenheiro mecânico André Halbig, especialista em processos e controle de qualidade. Juntos, os três elaboram todas as receitas, além de se dividirem nas outras tarefas da fábrica.

Instalada em uma área de 90m², a Sagrada tem capacidade de produção de 500 L por mês, mas, para que a marca possa manter um estoque sustentável, também são terceirizadas produções em parceiros. Segundo o sócio, a quantidade torna as cervejas ainda mais preciosas: “Para representar isso, escolhemos a figura de um anjo — de onde vem a inspiração para os rótulos, nomes e até receitas”, explica. Ao que tudo indica, a “honra” de beber dessa fonte também será restrita a poucos, já que a fábrica inicia com distribuição apenas em Porto Alegre e região.

A primeira cerveja a ser lançada é a Querubim, uma Witbier elaborada com malte belga e lúpulo americano Citra. Na composição, leva ainda trigo, hortelã, capim-limão e “dry-hopping” de maracujá. O resultado é uma cerveja refrescante e aromática, ideal para estes dias mais quentes. Próximos rótulos? Já estão previstos três: uma Blonde Ale, uma IPA e uma Pale Ale. Além das cervejas fixas, os sócios têm a ambição de lançar uma receita por mês em 2016, sendo algumas sazonais e outras de guarda. “Sempre estaremos inovando”, garantem.

Curiosos para os lançamentos? Nós também! Fábrica e rótulo serão apresentados hoje, a partir das 18h, no Biermarkt Vom Fass. O bar fica na R. Barão de Santo Ângelo, 497, Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS. 

Fonte: Revista da Cerveja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club