Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 24 de abril de 2018

Vó Maria a Baixinha Porreta - Degustação nº 1099


A cerveja paulista Avós se apresentou ao mercado, em março de 2016, com os dois primeiros rótulos de seu portfólio: uma India Pale Ale, batizada de Vó Maria, a Baixinha Porreta e uma Hoppy Lager que leva o nome de Vó Maria e o Seu Lado Zen. Três meses depois a marca anunciou sua primeira receita sazonal, envasada em lata de alumínio, que funde as personalidades dos seus dois primeiros estilos : uma India Pale Lager, batizada de Vó Maria In Concert ,ideia nascida do evento promovido pela cerveja Avós que harmonizou jazz e blues com suas cervejas. As receitas de DNA caseiro são feitas com o mesmo cuidado e alegria dos almoços familiares. Vó Maria é assim mesmo, ela fala o que pensa. É singular, explosiva e feliz. Ou seja, porreta!

Cervejaria: Avós
Origem: Várzea Paulista-SP
ABV(%): 7,0
IBU: 65
Estilo: India Pale Ale (IPA)
Embalagem: Garrafa de 310 ml

É uma cerveja de coloração alaranjada, com corpo turvo. Sua espuma de cor branca, apresentou ótima formação, persistência e excelente belgian lace no copo. 

No aroma, o malte remete a caramelo e leve tostado. O lúpulo está presente de forma intensa e é bastante cítrico, perfumado, com notas de pinho, resina, maracujá, laranja e grapefruit. Álcool equilibrado ao aproximar o copo do nariz. No sabor leve dulçor e amargor assertivo.

O retrogosto é duradouro, amargo e seco. Corpo leve, textura macia e rescência média. Cerveja com alto drinkability. Muito boa! 

Salute!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club