Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 23 de abril de 2018

St. Arnould 10 - Degustação nº 1096


Nascido em 1040 na Bélgica, foi escolhido como santo protetor dos cervejeiros. Durante a idade média a maioria das fontes d'água estavam contaminadas e o Saint Arnould constatou que a taxa de mortalidade era bem menor na parte da população que tomava cerveja. Autor da santa frase "não beba água, beba cerveja", foi responsável pela pacificação da região dos Flanders e reconstrução da Abbadia de Oudenburg. Mas a praga dizimou a população local e o trabalho cessou. E, para reunir os últimos trabalhadores, St. Arnould tocou os sinos da Abadia, ofereceu cervejas e abençoou com seu bastão. Dia 14 de agosto é comemorado o dia do Santo Arnould, protetor dos cervejeiros.

A Saint Arnould 10 é integração de uma série de cervejas de inspiração belga da Bodebrown. Assim como as abadias belgas, além da 10, a série conta ainda com a número 8 e a número 6, em uma referência à intensidade encontrada em cada uma das receitas.

Cervejaria: Bodebrown
Origem: Curitiba-PR (Brasil)
ABV(%): 12
Estilo: Belgian Dark Strong Ale
Embalagem: Garrafa de 330 ml

É uma cerveja de coloração castanho escuro e quase opaca. Sua espuma de cor bege apresentou boa formação e persistência, com uma boa transição de renda no copo.

No nariz malte remetendo a caramelo e tostado. Aroma frutado, com notas de frutas escuras, ameixa e uva passa. Álcool bem evidente, aquece a garganta, mas não chega a atrapalhar o conjunto. O sabor é predominantemente adocicado, com levíssimo.

O aftertaste é duradouro, com leve amargor residual. Cerveja com corpo médio-baixo, média carbonatação. Não é uma cerveja com alto drinkability. Muito boa!

Santeie peye!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club