Mais de cem profissionais participaram do seminário sobre criatividade que contou com palestra de Remy Savage, do Little Red Door, de Paris. Oito bartenders serão escolhidos para a final nacional e um deles competirá na final regional em Bogotá.
Nesta segunda-feira, 03, o gim Bombay Sapphire recebeu mais de 100 bartenders de São Paulo e Rio de Janeiro no summit que deu início à segunda edição da etapa Brasil do campeonato Most Imaginative Bartender (MIB), entre eles, os três finalistas - e vencedor- da competição do ano passado, José Ronaldo, que ficou em 1º lugar, Tom Oliveira e Lucas Jaques, segundo e terceiro lugares respectivamente.
A disputa tem como objetivo eleger o profissional mais criativo da coquetelaria da América Latina e, para isso, a Bombay Sapphire organizou um seminário com a presença de dois craques da mixologia mundial para falarem sobre o tema: Ricardo Nava, embaixador de Bombay Sapphire na América Latina e Caribe e o premiado Remy Savage, chefe de bar do Little Red Door, de Paris.
“A competição é uma oportunidade para os bartenders saírem da sua zona de conforto. A inspiração pode estar em qualquer lugar”, lembrou Ricardo Nava durante palestra, que contou ainda com nomes como Fabio La Pietra, Marcelo Serrano e Márcio Silva na plateia.
Remy Savage, vencedor do “World Most Imaginative Bartender” de 2014 e bartender chefe do Little Red Door, em Paris (um dos World’S 50 Best Bars em 2016), fez uma apresentação impecável e bastante aplaudida. No fim, deu dicas valiosas para os competidores, não apenas para o campeonato, mas para o dia-a-dia de trabalho: “encontre inspiração naquilo que desperta a sua imaginação; a bebida é a estrela, não esconda a garrafa de Bombay, deixe-a em evidência; Trabalhe muito e, por último, mas não menos importante, divirta-se e seja você mesmo”.
Ainda na programação do summit, Denis Pagani, perfumista, foi convidado a falar sobre os pontos que ligam a perfumaria à coquetelaria, entre eles, o sensorial, já que o paladar está completamente conectado ao olfato.
“Esta segunda edição do MIB é um atestado do sucesso do campeonato do ano passado. Com ela, temos a oportunidade de ampliar nossos horizontes e tratar a coquetelaria de forma diferenciada. Já sobre a competição, minha dica é não ficar preso à primeira ideia, o ideal é desconstruir ao máximo o primeiro insight e fugir do convencional”, concluiu Tony Harion, mixologista e trade ambassador da Bacardi Brasil, que mais uma vez foi anfitrião da etapa nacional da competição.
A competição – MIB 2017
O Most Imaginative Bartender acontece há 11 anos no mundo e teve sua primeira edição na América Latina no ano passado. O campeonato busca encontrar o bartender que crie o coquetel mais criativo e imaginativo com o gim Bombay Sapphire. Os países participantes da América Latina são: México, Porto Rico, República Dominicana, Panamá, Colômbia, Chile, Argentina e Brasil.
Após a realização do seminário promovido pela marca em São Paulo, os bartenders deverão enviar a receita com a qual desejam participar. Um júri especializado será responsável por avaliar e selecionar as melhores receitas de cada país.
Nos meses seguintes, o corpo de jurados formado por embaixadores da Bombay Sapphire ao redor do mundo, vai analisar as receitas de todos os concorrentes, em busca do coquetel mais original, criativo e balanceado. Oito bartenders serão selecionados para a final local, que vai acontecer em 04 de setembro de 2017, em São Paulo.
Os ganhadores de cada uma das 8 finais locais, competirão na final regional, que será realizada em novembro na Colômbia, onde o vencedor do MIB será nomeado.
O ganhador visitará a destilaria de Laverstoke Mill (http://distillery.bombaysapphire.com/) e participará de uma imersão no processo de produção do gim, acompanhado de profissionais da marca BOMBAY SAPPHIRE e ainda terá uma experiência em um dos bares de coquetéis mais importantes de Londres.
Sobre Bombay Sapphire
O Bombay Sapphire é o gim número 1 em valor de todo o mundo e está entre as principais marcas de gim premium de maior crescimento. Baseado em uma receita secreta de 1761, o gim Bombay Sapphire é o resultado do balanceamento perfeito de uma combinação única de 10 espécies botânicas exóticas, escolhidas à mão em diversas partes do mundo. Os sabores naturais dessas espécies são capturados por um processo diferenciado de destilação, chamado infusão a vapor, que resulta no paladar provocante, suave e complexo, que é próprio do Bombay Sapphire.
A marca Bombay Sapphire faz parte do portfólio da Bacardi Limited, sediada em Hamilton, Bermuda. A Bacardi Limited se refere ao grupo de companhias Bacardi, incluindo a Bacardi International Limited.
Fonte: S/A LLORENTE & CUENCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club