Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 18 de julho de 2017

Cervejaria Molinarius se apresenta ao mercado com proposta inventiva

Cervejaria Molinarius
A marca de DNA cigano, aposta na produção das mais variadas versões das IPAs e traz a cada lançamento da cerveja Hoppiness, receitas únicas que não se repetem

Quem bebe cerveja artesanal sabe como é prazeroso provar receitas diferentes, melhor ainda se elas tiverem identidade e execução caprichada. Em um mercado em crescimento e com as IPAs ganhando ainda mais espaço entre os fãs do fermentado, a Cervejaria Molinarius se apresenta com uma nova proposta: foco na produção de cervejas lupuladas, especialmente India Pale Ale em suas mais variadas versões. A marca de DNA inventivo prevê o lançamento de uma série de cervejas diferentes e exclusivas, que deixem os holofotes sobre o ingrediente considerado a espinha dorsal da cerveja da Molinarius: o lúpulo. No dia 25 de julho, Sérgio Müller, executivo de finanças corporativas e cervejeiro artesanal desde 2011, apresenta em evento no Empório Alto dos Pinheiros, a Hoppiness#1.0.

A primogênita batizada como Hoppiness#1.0, nome que representa a combinação de amargor, sabor e aroma dos lúpulos presentes na cerveja, traz ao consumidor um dos princípios da Cervejaria: a busca por excelência e cuidado nos detalhes, desde a seleção até a combinação de insumos de nacionalidades diversas. Sua primeira versão tem perfil sensorial que destaca o cítrico com aroma intenso, assim como a New England IPA, uma contribuição do dry hopping, técnica que infusiona lúpulos na etapa fria do processo. Na boca, corpo médio e intenso sabor de lúpulo, como consequência da sua adição tardia, em diferentes tempos, com o retrogosto levemente seco, assim como uma West Cost IPA. A base complexa de maltes traz equilíbrio elegante como percebido na Midwest IPA. A levedura inglesa utilizada, fermentada a baixa temperatura, aumenta a presença dos óleos essenciais dos lúpulos na cerveja, o que aumenta potência do sabor e aroma, mas mantendo a característica do perfil das leveduras americanas, que tem certa neutralidade.

A razão de ser da Cervejaria Molinarius é, em sinergia com outras cervejarias que já atuam no mercado com excelente trabalho, contemplar o bebedor de cervejas artesanais com uma verdadeira experiência sensorial. O criador do projeto, Sérgio, gosta de percorrer entre as variações das India Pale Ale sem se atrelar a definições clássicas de estilos ou a origem dos ingredientes selecionados, mescla lúpulos, leveduras e maltes de diversas origens geográficas, em busca de uma cerveja que chegue às geladeiras e torneiras em sua melhor condição, sempre com surpresas sensoriais.

A Hoppiness#1.0 foi produzida em fábrica na Grande São Paulo, sendo que 80% da produção chega aos pontos de venda em chope, para ser degustado na hora ou levado para casa em growlers. O restante da produção é comercializado em latas de alumínio, de 473 ml que tem estampada em seu rótulo a preocupação de Sérgio Müller em passar cada detalhe sobre o liquido que preenche o recipiente. Em latão com arte feita com destaque ao amarelo, todas as principais informações sobre a receita marcam presença, desde a relação dos principais sais da água cervejeira usada à combinação de maltes, lúpulos e leveduras com todas essas informações descritas na embalagem. Na arte do rótulo, um moinho se torna ícone da cervejaria, uma menção ao sobrenome Müller que significa, em alemão, o dono do moinho ou aquele que moe o grão, e tem como equivalente em latim, Molinarius - nome que batiza o aromático projeto.

A ligação de Sérgio com a cultura cervejeira vem sendo desenhada há alguns anos. A marca nascida em 2011, nas panelas do cervejeiro artesanal, no bairro de Pinheiros, se mostra desde a produção caseira preocupada com a excelência em suas produções. O executivo de finanças corporativas conquistou ao longo dos últimos quase dois anos, premiações em Concursos Cervejeiros das AcervAs (Estadual e Nacional) e no National Homebrew Competition, competição nacional de cervejas caseiras dos EUA (coordenada pela American Homebrewers Association) participou da semifinal, realizada em San Diego/Califórnia. Além disso, neste ano de 2017, Sérgio Müller se juntou ao time dos professores da Sinnatrah a primeira cervejaria-escola de São Paulo, espaço dedicado ao universo cervejeiro que desde 2009 oferece cursos relacionados à fabricação de cerveja artesanal.

Serviço:
Lançamento Cervejaria Molinarius - Hoppiness #1.0: a partir das 19h
Endereço: Rua Vupubassu,305
Telefone: 3031-4328

Fonte: Birra Comunica / Mariana Buck

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club