Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Wäls Niobium - Degustação nº 526


Seu nome foi inspirado na fértil personagem da mitologia grega "Níobe”. Também é inspirado nos 92,9 de IBU, escala internacional de amargor, que a cerveja atingiu, que é a massa atômica do Nióbio, elemento químico usado em ligas de aço e cuja produção mundial é quase totalmente de Minas Gerais. Além disso, é uma homenagem à cidade de Araxá-MG, onde encontra-se a maior reserva mundial deste elemento químico.

Cervejaria: Wäls
Origem: Belo Horizonte-MG (Brasil)
ABV(%): 93
IBUs: 75
Estilo: Imperial / Double IPA
Embalagem: Garrafa de 375 ml

Apresentou coloração cobre avermelhado, com corpo turvo. Sua espuma de cor bege apresentou média formação com duração fugaz e excelente belgian lace.

No aroma, o malte remete a caramelo e tostado, de forma intensa. O lúpulo está presente de forma marcante e é bastante cítrico, perfumado, com notas de maracujá. O álcool é muito bem inserido. No sabor uma boa dose de malte para contrapor ao amargor intenso, no entanto sem ser agressivo. 

O retrogosto é longo, amargo e seco. Tem médio corpo e rescência idem. Apesar do alto teor alcoólico a cerveja possui bom drinkability. Ótima cerveja!

Cheers!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club