Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Mikkeller Mad Umami - Degustação nº 551


Comer uma boa refeição e beber uma cerveja bem elaborada está entre os maiores prazes dessa vida. Pensando em unir boa gastronomia e boas cervejas, a Mikkeller lançou uma serie com toques de um chefe dinamarquês que comanda um importante restaurante local. Dos sabores capazes de ser identificados por nossas papilas gustativas, apenas um nos é pouco conhecido: o umami. Ele possui um gosto residual suave, mas duradouro, porém difícil de descrever. Esse sabor descreve a sensação encontrada em cogumelos assados, caldos à base de carne, e queijos evelhecidos. Não é um gosto comumente encontrado em cerveja. Para alcançar esse sabor a MAD utiliza uma alga islandesa chamada Sol, que confere um toque salgado e uma riqueza de sabor. A receita base é em uma Imperial pilsner , porém, realmente incomum e saborosa.

Cervejaria: Mikkeller
Origem: Dinamarca
ABV(%): 6,3
Estilo: Imperial Pilsener
Embalagem: Garrafa de 750 ml

É uma cerveja de coloração dourada e intensa. Sua espuma de cor branca, apresentou boa formação, persistência e excelente belgian lace no copo. 

No aroma, o malte remete a mel, cereais e panificação. O lúpulo está presente de forma média e é herbal. No sabor leves dulçor e acidez, amargor moderado e com o salgado em destaque. Notei também um toque mineral.

O retrogosto é duradouro, com misto de salgado e amargo, além de seco. Corpo leve, textura macia e rescência mediana. Cerveja intrigante e diferente!

Salute!
Luiz Araújo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club