A Chef Juliana Ricobello com seu Guisado Irlandês com Cebola Crocante, que combina coxão duro e cerveja Guiness (Foto: Milena Aurea / A Cidade)
A carne e a cerveja sempre foram requisitadas e amadas em churrascos e confraternizações. Atualmente, elas foram reinventadas e participam juntas de receitas que agradam o paladar de pessoas de todas as idades.
A chef Juliana Ricobello explica que as cervejas têm sido introduzidas na gastronomia como ingrediente porque, além de deixarem pratos com uma textura mais leve, também combinam muito bem com as carnes, deixando-as macias e saborosas.
Rafael Moschetta, um dos proprietários do pub Weird Barrel, conta que a tradição de unir a cerveja a receitas de carne vem de países como a Inglaterra. Em uma viagem para o local, ele experimentou a torta de carne inglesa e se encantou com a mistura de sabores. “Infelizmente ainda não encontramos muitos pratos que usam a cerveja como ingrediente em Ribeirão, por isso achamos tão importante fazer receitas que a utilizem”, diz.
Na hora de combinar a cerveja com as carnes, não existem exceções. Desde frango até carnes mais nobres, todas podem formar uma combinação de sucesso com a bebida.
A chef tranquiliza: todos podem consumir esses pratos. “Quando usamos bebidas alcoólicas para cozinhar, o álcool evapora todo, deixando um leve sabor no prato. Por isso, os pratos não ficam com nenhum teor alcoólico”, explica.
Com a costela de porco, Rafael recomenda a cerveja preta com rum, para não só deixar a carne macia, mas também para um molho forte e saboroso. “Ela é cozinhada por horas, portanto a carne fica muito suculenta e a textura, divina”, diz.
Toque especial
A cerveja preta também combina com um guisado de carne, segundo Juliana. Ela recomenda a Guiness para o prato que leva coxão duro por levar o malte torrado. “Meu marido experimentou esse prato em uma viagem e, quando voltou, tentei reproduzir com o meu toque especial”, conta. Para os pratos com carne e cerveja, a chef recomenda pães, arroz e os purês, como os de batata e abóbora.
Rafael Moschetta com seu ‘Papagaio Pirata’ (Foto: Milena Aurea / A Cidade)
Receitas
Guisado Irlandês com cebola crocante
Ingredientes
1/2 kg de carne coxão duro
3 colheres de sopa de manteiga
Azeite a gosto
1 lata de cerveja Guinness
1 cebola em rodelas
Salsão em cubos.
2 cenouras grandes em cubos
1 colher de sobremesa de tomilho fresco bem picado
1/2 colher de chá de sal
Preparo
Limpe a carne e corte em cubos de aproximadamente 5 cm, passe um pouco de sal na carne. Aqueça a manteiga com o azeite em uma panela grande e deixe dourar um pouco a carne. Retire a carne e reserve. Deixe dourar um pouco as cebolas na mesma gordura, retire e reserve. Em uma panela, coloque a carne e os outros ingredientes na seguinte ordem: carne, cebola, salsão e cenouras.
Entre cada camada, coloque um pouco de tomilho.Complete com a cerveja. Ferva e coloque em fogo baixo por cerca de duas horas, até a carne ficar macia ou na panela de pressão por 30 minutos, mexendo delicadamente de vez em quando, para não grudar. Adicione água se necessário.
Papagaio de Pirata (Hot Wings)
Ingredientes do frango
500 gramas de asa de frango
2 dentes de alho picado
1/2 cebola picada em cubos
4 colheres de gengibre picado em cubos
1/2 xícara de açúcar
Sal a gosto
2 colheres de chá de pimenta siracha
200 ml de molho de soja
Quanto baste de óleo de soja
Ingredientes da marinada
200 gramas de gengibre picado grosseiramente
1 cebola picada grosseiramente
Sal a gosto.
Pimenta-do-reino a gosto
1 ramo de tomilho
600 ml de cerveja Royal Navy.
Preparo
Junte todos os ingredientes da marinada em recipiente e adicione as asas. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por 24 horas. Leve a cebola ao fogo até murchar, adicione o alho e o gengibre e deixe-os cozinhar por 1 minuto. Junte o molho de soja e o açúcar. Leve as asinhas de frango ao forno aquecido a 200 graus por 15 minutos. Jogue o molho nas asas e leve-as ao forno por mais 5 minutos.
Costela Barba Negra
Ingredientes
1,5 kg de costela suína
6 dentes de alho picados
2 cebolas fatiadas
1 litro de cerveja Naughty Grog
1 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de sal
1 colher de sopa de páprica picante
1 colher de chá de pimenta do reino
1 colher de sopa de coentro
1 colher de sopa de erva-doce
Quanto baste de água
Quanto baste de óleo de soja
Preparo
Misture em um recipiente o sal, a pimenta, a páprica e 1/2 xícara de açúcar mascavo. Tempere a costela com essa mistura e adicione o alho. Em uma panela, aqueça as sementes de coentro e erva- -doce até liberaram os aromas. Adicione-as a costela.
Leve uma frigideira ao fogo com óleo para selar. Em seguida coloque a 1/2 xícara de açúcar na frigideira e adicione as cebolas fatiadas. Deixe-as caramelizarem e junte as cebolas com a costela. Adicione a cerveja e use água para cobrir, caso necessário.
Cozinhe por uma hora em fogo baixo. O ponto ideal é que a carne esteja cozida por igual, mas firme ao toque. Retire a costela da panela e deixe o caldo reduzir a metade ou até que fique com uma consistência mais licorosa. Regue o a costela com um pouco deste caldo e leve-a ao forno aquecido a 250 graus por 10 minutos.
Fonte: Jornal a Cidade (Ribeirão Preto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club