Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sábado, 2 de maio de 2015

Guinnes Draught - Degustação nº 221




É a cerveja stout mais consumida do mundo. Mais de 10 milhões de copos são bebidos todos os dia pelo mundo afora. É a cerveja referência do estilo Dry Stout. A cervejaria St. James Gate está localizada na cidade de Dublin na Irlanda desde 1759. A Guinnes é um ícone da cultura irlandesa.

Cervejaria: St. James Gate (Grupo Diageo)
País: Dublin (Irlanda)
ABV(%): 4,1
Estilo: Dry Stout
Embalagem: Lata de 440 ml

Após o momento mágico quando vertemos a Guinnes no copo e ficamos a apreciar seu lindo efeito cascata, vamos a análise. É uma cerveja de coloração preto intenso e opaca. Sua excepcional espuma de cor bege apresentou ótima formação e duradoura, com uma boa transição de renda no copo. 

No aroma médio, o malte remete a tostado, café e chocolate amargo. Lúpulo leve. Presença sutil de álcool ao aproximar o copo do nariz. No sabor o malte tostado e café se sobressaem com maior intensidade.  

O aftertaste é médio, amargo e seco. Com corpo leve e rescência idem é uma cerveja fácil de beber, com bom drinkability. A percepção alcoólica é oportuna. É um clássico! Pede mais um pint!

No interior da lata existe um dispositivo que libera gás nitrogênio na cerveja no momento em que a mesma é aberta. Este gás nitrogênio em contato com o gás carbônico da cerveja, faz com que este vá para o colarinho, provocando um efeito cascata. No interior da lata existe a presença de uma esfera plástica, ou seja, uma capsula que aprisiona o gás nitrogênio até o momento em que abrimos a lata. Veja a figura abaixo e assista ao vídeo:



Cheers!
Luiz Araújo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club