Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Festival Cultura de Boteco chega no Museu da Imigração com melhores bares de SP e programação musical de peso

Dez dos melhores endereços gastronômicos de São Paulo se reúnem nos dias 4 e 5 de maio, no Museu da Imigração, para mais um fim de semana do Festival Cultura de Boteco. Pela primeira vez na Zona Leste da cidade, o projeto é idealizado pela Sociedade Paulista de Cultura de Boteco (SPCB), comandada pelo jornalista Miguel Icassatti, e desde 2016 leva para diversos pontos o que de melhor alguns dos bares mais amados da capital e do interior têm a oferecer. A entrada é gratuita.

O festival vai ocupar os jardins do histórico imóvel no qual funcionou a Hospedaria dos Imigrantes do Brás e que atualmente acomoda um dos museus mais frequentados por paulistanos e turistas. Em sintonia com esse tema da imigração, os botecos terão alguns itens em seus cardápios que trazem a herança de família e a diversidade de origens. Marcam presença no Festival o Soul Botequim, com as croquetas da vó Juventina, o caldinho de feijão e a panelinha de cogumelos (opção vegana); o Família Kariri, que leva suas especialidades do Nordeste, em especial o baião-de-dois, nas versões tradicional e vegetariana; o Rota do Acarajé, conhecido pela qualidade de seu bolinho de origem afro-brasileira, montado no prato com vatapá, camarão seco e saladinha; o Hilda Botequim, especialista em receitas regionais, caso do seu sanduíche de lagarto; o Carlinhos Restaurante, comandado pela família Yaroussalian, de ascendência armênia, com seus arais de carne e de queijo com zaatar e mini enrolado de kafta; o Fôrno, que leva suas coxinhas de pastrami com grana padano; o Dr. Costela, que oferece seu sanduíche especial de costela artesanal; a Linguiçaria Real Bragança, comandada pela charcuteira Patricia Polato, da décima geração de uma família produtora de linguiças artesanais à moda italiana; o Mortadela Brasil, com seus tradicionais sanduíches de mortadela e itens da tradição portuguesa, entre os quais o sanduíche de pernil e o bolinho de bacalhau; e, por fim, o Consulado Mineiro, que apresenta suas iguarias com o sabor de Minas Gerais, como a galinhada e o pastéis de angu com queijo.

Para a diversão de toda a família, a Caravana Lúdica de Jogos do Mundo leva ao Festival Cultura de Boteco suas atividades interativas nos dois dias, das 12h às 18h. Construídos de forma artesanal com material reciclável, os jogos lúdicos apresentados têm origem em diversos países, em diferentes épocas e são considerados patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO. Com orientação de monitores, adultos e crianças podem aprender um pouco sobre outras culturas enquanto se divertem com os jogos analógicos. DJs e shows com música ao vivo completam a programação do fim de semana.

Esta etapa do Festival Cultura de Boteco é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (ProAC), com apoio da Catupiry, da Cachaça 51 e do Museu da Imigração e realização da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco e da Muda Cultural em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.


SERVIÇO

Festival Cultura de Boteco

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca. Telefone: (11) 2692-1866.

Dias 04/05 (sábado) e 05/05 (domingo), das 12h às 19h

Entrada gratuita, permitida até às 18h.

Classificação Livre

www.culturadeboteco.com.br

@spculturadeboteco

Sujeito à lotação


Sobre a Sociedade Paulista de Cultura de Boteco

Fundada em 2015, a Sociedade Paulista de Cultura de Boteco (@spculturadeboteco) é um projeto de conteúdo e eventos gastronômicos idealizado pelo jornalista Miguel Icassatti. No pilar de conteúdo, Icassatti criou em 2007 o blog Boteclando. Em 2016, o jornalista lançou a coluna Cultura de Boteco, na rádio BandNews FM, e iniciou a trajetória com eventos em que os botecos vendem seus petiscos e receitas a preço acessível, sem abrir mão da qualidade. Lollapalooza, Festa da Diretoria - Sambódromo, Virada Cultural de São Paulo, Festa Junina do Club Athletico Paulistano, Festa Junina do Shopping Iguatemi de Sorocaba e Mondial De La Bière são alguns eventos em que a @spculturadeboteco esteve presente.


Sobre a Muda Cultural

A Muda Cultural é uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo. Há mais de dez anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda Cultural conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimentos sociais privados ou na concepção e desenvolvimento de projetos. Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais. 


Sobre o Museu da Imigração

O Museu da Imigração, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, tem o objetivo de compreender e refletir o processo migratório a partir da história das 2,5 milhões de pessoas, de mais de 70 nacionalidades, que passaram pelo prédio entre os anos de 1887 e 1978. Sediado no edifício da antiga Hospedaria do Brás, patrimônio público e importante ícone da história do estado e da cidade de São Paulo, teve sua reinauguração realizada em 2014 e reabriu suas instalações com novo plano museológico e exposição de longa duração, completamente reformulada. A visita ao Museu inclui os espaços expositivos, jardim, cafeteria, loja, Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR) e demais áreas de convivência, além da Maria-Fumaça, gerida pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, que permanece com saídas regulares e pagas. Ainda, o MI oferece uma programação cultural que contempla diversos públicos, com apresentações de teatro, dança, música, oficinas e palestras sobre o patrimônio relacionado aos processos migratórios ligados a São Paulo. A proposta atual da instituição é que o Museu se torne um espaço de articulação, promovendo reflexões sobre a experiência do deslocamento e a construção da identidade paulista a partir de múltiplas origens.


Sobre a Catupiry®

A 100% brasileira Catupiry® foi criada em 1911 e lançou o primeiro requeijão cremoso do país, em Minas Gerais. De lá pra cá, alimenta bons momentos dos brasileiros e hoje conta com mais de 100 produtos no portfólio, entre versões de requeijão, cream cheese, queijos especiais, fondue, pães de queijo, petiscos, salgados, pizzas artesanais e linha vegana. Apresenta originalidade e tradição, marcando gerações de consumidores que tornaram a Catupiry® uma marca referência de categoria de produto. 


Sobre a Cia Müller Bebidas (Grupo da Cachaça 51)

Por termos um portfólio tão versátil, garantir nossa presença em projetos como o Cultura de Boteco é uma estratégia importante. Esses eventos garantem visibilidade de marca e são muito positivos ao levarmos nossos produtos para conhecimento e lembrança do consumidor. São momentos como esse que permitem ainda mais identificação e conexão com a marca, essa é sem dúvidas uma parceria que trará boas ideias” comenta Marina Flávia da Silva, head de Marketing e Trade Marketing de Cachaça 51 e 51 ICE.


Festival Cultura de Boteco recebe grandes músicos com shows no Museu da Imigração

Victoria Saavedra, Felipe e Manoel Cordeiro, Roberta e o Bando de Lá e Siba, com participação de Alessandra Leão, além dos DJs Jef Rodriguez e Joss Dee, estrelam a programação musical do evento no Museu da Imigração, que acontece nos dias 4 e 5 de maio; a entrada é gratuita

O Festival Cultura de Boteco, projeto que tem o intuito de reunir todos os públicos para oferecer o que há de melhor em bares de diferentes regiões de São Paulo, recebe grandes artistas em dois eventos na Zona Leste, no mês de maio. Idealizados pela Sociedade Paulista de Cultura de Boteco (SPCB), sob comando do jornalista Miguel Icassatti, os encontros acontecem nos dias 4 e 5/ 5, das 12h às 19h, no Museu da Imigração. Ao todo, são quatro atrações ao vivo, sendo duas em cada data, além da apresentação de DJs. A entrada é gratuita.

Pela primeira vez na região da Zona Leste, o Festival Cultura de Boteco ocupa os jardins do histórico imóvel no qual funcionou a Hospedaria dos Imigrantes do Brás e que atualmente acomoda um dos museus mais frequentados por paulistanos e turistas. Em sintonia com o tema migratório, a programação musical foi pensada para celebrar a diversidade cultural, com artistas de diversas origens e diferentes referências musicais.

No sábado, às 14h, sobe ao palco Victoria Saavedra, cantora e compositora colombiana radicada no Brasil, que apresenta músicas dos seus discos Peripécias (2022) e Remanso entre Raízes (2017). São ritmos latino-americanos como a champeta, o porro chocoano e a cumbia, e brasileiro, como a MPB e o ijexá. Às 16h30, uma dupla que é referência em música do Norte brasileiro: Felipe Cordeiro convida seu pai, Manoel Cordeiro, para um show com muita guitarrada, tecnobrega e cumbia. Felipe é considerado pioneiro na fusão de estilos populares paraenses com a vanguarda pop, e tem uma história repleta de participações com grandes nomes, como Arnaldo Antunes, Tulipa Ruiz, Foguinho e Psirico. Já Manoel é músico, compositor e produtor musical, e gravou mais de 800 discos de artistas de diferentes estilos, em especial com os da Amazônia. Em 2015, lançou o seu primeiro disco solo Manoel Cordeiro e a Sonora Amazônia, apresentando sua leitura dos gêneros musicais lambada, zouk, merengue, cassicó e bachata, que o tornaram popular no Norte e Nordeste. Abrindo o evento e intercalando os shows, se apresenta o DJ Jef Rodriguez, que também é MC, discotecário e pesquisador musical. Vindo diretamente da Bahia, apresenta repertório inspirado no hip-hop, com referências de afrobeat, samba e música jamaicana, além do Spiritual, gênero musical de resistência oriundo dos negros escravizados nos Estados Unidos, que deu o nome do seu último EP lançado.

O segundo dia de festival segue com a apresentação da Roberta e o Bando de Lá, marcado para as 14h. Roberta Oliveira é cantora, produtora e um dos grandes nomes do samba em São Paulo – é a idealizadora de várias rodas de samba da cidade, como Samburbano, na Santa Cecilia, e a Roda de Moça, na zona sul. Junto do grupo Bando de Lá, já dividiu o palco com grandes nomes de diferentes segmentos musicais, além da participação do bloco Breg’s Nice ao lado de Sidney Magal e Gretchen por sete anos seguidos. Às 16h30 é a vez de Siba, com participação de Alessandra Leão, ambos pernambucanos. Cantor e compositor recifense conhecido por participar da banda Mestre Ambrósio, Siba se apresenta junto de seu quarteto, trafegando pela cultura popular pernambucana e mostrando seu repertório da nova geração do maracatu e dos cirandeiros. A convidada Alessandra Leão é cantora, compositora e percussionista, tem nove discos lançados, dos quais foi indicada a prêmios como o Grammy Latino, o Prêmio da Música Brasileira e ao WME, e recebeu o Prêmio Grão de Música. O DJ set de domingo começa às 12h e fica por conta de Joss Dee, angolano radicado no Brasil que mescla gêneros da sua terra natal, como kuduro e afro house, e elementos da música brasileira. Beatmaker e produtor musical, Joss já colaborou com artistas diversos da cena nacional e internacional. Seu último lançamento é o álbum Funkeiro Kudurista, que conta com vários artistas da cena carioca. Ao longo dos dois dias, a Mestra de Cerimônias Mana Bella conduz o público pelas atrações do festival.

O Festival Cultura de Boteco também conta com uma programação gastronômica de dez dos melhores bares da cidade de São Paulo, que levam para um mesmo lugar receitas de destaque em seus cardápios. É possível conferir todos os participantes no Instagram @spculturadeboteco.

Esta etapa do Festival Cultura de Boteco é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (ProAC), com apoio da Catupiry, da Cachaça 51 e do Museu da Imigração e realização da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco e da Muda Cultural em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.


SERVIÇO

Festival Cultura de Boteco

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca. Telefone: (11) 2692-1866.

Dias 04/05 (sábado) e 05/05 (domingo), das 12h às 19h

Entrada gratuita, permitida até às 18h.

Classificação Livre

www.culturadeboteco.com.br

@spculturadeboteco

Sujeito à lotação


Sobre a Sociedade Paulista de Cultura de Boteco

Fundada em 2015, a Sociedade Paulista de Cultura de Boteco (@spculturadeboteco) é um projeto de conteúdo e eventos gastronômicos idealizado pelo jornalista Miguel Icassatti. No pilar de conteúdo, Icassatti criou em 2007 o blog Boteclando. Em 2016, o jornalista lançou a coluna Cultura de Boteco, na rádio BandNews FM, e iniciou a trajetória com eventos em que os botecos vendem seus petiscos e receitas a preço acessível, sem abrir mão da qualidade. Lollapalooza, Festa da Diretoria - Sambódromo, Virada Cultural de São Paulo, Festa Junina do Club Athletico Paulistano, Festa Junina do Shopping Iguatemi de Sorocaba e Mondial De La Bière são alguns eventos em que a @spculturadeboteco esteve presente.


Sobre a Muda Cultural

A Muda Cultural é uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo. Há mais de dez anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda Cultural conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimentos sociais privados ou na concepção e desenvolvimento de projetos. Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais. 


Sobre o Museu da Imigração

O Museu da Imigração, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, tem o objetivo de compreender e refletir o processo migratório a partir da história das 2,5 milhões de pessoas, de mais de 70 nacionalidades, que passaram pelo prédio entre os anos de 1887 e 1978. Sediado no edifício da antiga Hospedaria do Brás, patrimônio público e importante ícone da história do estado e da cidade de São Paulo, teve sua reinauguração realizada em 2014 e reabriu suas instalações com novo plano museológico e exposição de longa duração, completamente reformulada. A visita ao Museu inclui os espaços expositivos, jardim, cafeteria, loja, Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR) e demais áreas de convivência, além da Maria-Fumaça, gerida pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, que permanece com saídas regulares e pagas. Ainda, o MI oferece uma programação cultural que contempla diversos públicos, com apresentações de teatro, dança, música, oficinas e palestras sobre o patrimônio relacionado aos processos migratórios ligados a São Paulo. A proposta atual da instituição é que o Museu se torne um espaço de articulação, promovendo reflexões sobre a experiência do deslocamento e a construção da identidade paulista a partir de múltiplas origens.


Sobre a Catupiry®

A 100% brasileira Catupiry® foi criada em 1911 e lançou o primeiro requeijão cremoso do país, em Minas Gerais. De lá pra cá, alimenta bons momentos dos brasileiros e hoje conta com mais de 100 produtos no portfólio, entre versões de requeijão, cream cheese, queijos especiais, fondue, pães de queijo, petiscos, salgados, pizzas artesanais e linha vegana. Apresenta originalidade e tradição, marcando gerações de consumidores que tornaram a Catupiry® uma marca referência de categoria de produto.


Sobre a Cia Müller Bebidas (Grupo da Cachaça 51)

Por termos um portfólio tão versátil, garantir nossa presença em projetos como o Cultura de Boteco é uma estratégia importante. Esses eventos garantem visibilidade de marca e são muito positivos ao levarmos nossos produtos para conhecimento e lembrança do consumidor. São momentos como esse que permitem ainda mais identificação e conexão com a marca, essa é sem dúvidas uma parceria que trará boas ideias” comenta Marina Flávia da Silva, head de Marketing e Trade Marketing de Cachaça 51 e 51 ICE.


Fonte: Anexo

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