Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

Receba as postagens do Ninkasi Beer Club no seu e-mail!

terça-feira, 10 de abril de 2018

​​Pós-graduação inédita em Sommelieria está com inscrições abertas

Realizado pela Escola Superior de Cerveja e Malte, curso terá turmas em São Paulo (SP) e Curitiba (PR) no segundo semestre deste ano. Conteúdo aborda itens como cervejas, vinhos, café e chás, cachaças e outros destilados, charcutaria, queijos e chocolates

Repassar ao público conhecimento sobre o que ele está consumindo. Levar para as indústrias os anseios e desejos do consumidor. O que chega à nossa mesa muitas vezes tem o intermédio de um profissional cada vez mais requisitado: o Sommelier. E foi da observação do potencial desta categoria que a Escola Superior de Cerveja e Malte criou a primeira pós-graduação em Sommelieria do país. O curso, que tem duração de três semestres, está com inscrições abertas em São Paulo (SP) e Curitiba (PR).

No conteúdo estão, além de cerveja e vinho, outros itens gastronômicos como chás, cafés, água, kombucha, cachaças, whisky, charcutaria, queijos e chocolates, entre outros. Temas relacionados à gestão, como controle de estoque e serviço, também serão abordados. As aulas acontecem quinzenalmente, às sextas-feiras a noite e aos sábados durante todo o dia. O início do curso está marcado para 8 de junho em São Paulo (SP) e 22 de junho em Curitiba (PR).

O diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte, Carlo Bressiani, diz que o objetivo da pós-graduação em Sommelieria é oferecer uma formação completa na área e capacitar profissionais para atuar de maneira multidisciplinar em indústrias, restaurantes e consultorias. “Não existia ainda, no Brasil, uma programação que reunisse conhecimento sobre todas as áreas, de forma integrada. É essa a nossa proposta e estamos certos de que estas duas turmas serão o início de um novo curso com formações constantes”, comenta.

O curso é coordenado em conjunto por Rodrigo Sawamura e Joyce Oliveira. Rodrigo foi eleito em 2017 o terceiro melhor Sommelier de Cervejas do mundo e o melhor do país. Além disso, é chef de cozinha e engenheiro de alimentos. Também atua com outras bebidas. Joyce Oliveira é chef patissier, Sommelier de Vinhos e Cervejas e Sensory Trainer da FlavorActiv. Ela tem experiência de duas décadas com educação na área de alimentos e bebidas.

De acordo com Sawamura, a grade foi pensada para integrar os conhecimentos em todas as áreas abrangidas pela pós-graduação. “Buscamos especialistas em cada área que, ao mesmo tempo, tenham uma visão global. Conseguimos montar um time de professores que reúne formação técnica e vivência prática. Tenho certeza de que a entrega para os alunos será muito acima das expectativas”, diz.

Sobre a Escola Superior de Cerveja e Malte
Com mais de 4,5 mil alunos formados em três anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja é Malte é a primeira e única instituição de ensino superior especializada na bebida da América Latina. É parceira da alemã Doemens Academy, uma das mais respeitas entidades do mundo.

São cerca de 90 cursos diferentes, em mais de 200 turmas já realizadas. Na sede, em Blumenau (SC), além das salas de aula estão disponíveis 8 laboratórios voltados para o ensino de cerveja. Parcerias com cervejarias da região garantem visitas técnicas e relacionamento com o mercado durante os cursos.

Fonte: Melz Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club