Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 17 de março de 2015

Empresários investem em molhos, cremes e até sorvetes de cerveja

Picolé de cerveja tem 5 sabores e conquista banhistas nas praias do Rio.
Brasil tem hoje a terceira maior produção de cerveja do mundo.



Ketchup, mostarda e sorvete à base de cerveja. A bebida que veio da Europa e tomou conta dos bares brasileiros está ganhando sabores inusitados. E parece que o resultado está agradando.

Cerveja de ketchup ou ketchup de cerveja? O negócio que tem dado certo e crescido bastante no Brasil é transformar uma das bebidas mais apreciadas do país em produtos diferentes e bem curiosos. Já imaginou o sabor de uma mostarda adoçada no malte?

“A gente resolveu juntar duas paixões que são paixões nacionais. O brasileiro é apaixonado por comida, por gastronomia, vide a nossa riquíssima culinária. O povo é muito apaixonado por cerveja. É a preferência nacional”, diz o sócio da empresa Bruno Couto.

As inovações são tantas que invadiram as praias cariocas. Na bolsa térmica, o vendedor traz cerveja no palito. Isso mesmo: picolé de cerveja. São cinco sabores à base de tipos diferentes da bebida. Tem de trigo, estilos de alta fermentação e pilsen, por exemplo.


“Você vai sentir o chocolate e logo depois vai vir o amargo. Alguns segundos depois você vai sentir o amarguinho da cerveja”, explica o vendedor Felipe Pinho para os clientes.

“A gente está tomando cerveja aqui, mas esse picolé é muito bom”, diz a banhista.

A aprovação nas areias não é à toa. O Brasil tem hoje a terceira maior produção de cerveja do mundo, cerca de 14 bilhões de litros por ano, e tem o quarto maior mercado consumidor. Os brasileiros bebem por ano cerca de 70 litros. E o objetivo agora, segundo o fundador da Universidade da Cerveja, instituição que apoia produtores nacionais, é fazer com que a bebida saia mesmo da garrafa.

“A cerveja é fantástica, contém ingredientes naturais super-ricos, como o malte e o lúpulo. Então, hoje nós temos a cerveja nos pratos, em molhos, sorvetes e perfumes”, conta Túlio Rodrigues.

Um dos criadores do tal picolé começou a desenvolver essa estratégia há um ano. Além da praia, a marca já é vendida em 15 bares especializados no Rio, inclusive numa das mais importantes redes do mundo, onde cremes de cerveja e molhos suculentos já estão no cardápio. Mas vale sempre lembrar: “É uma linha desenvolvida para homens e mulheres acima de 18 anos. É um produto que, por conter cerveja, as pessoas não dirijam após consumi-lo”, diz o alerta Marcelo Ludovice.

Fonte: G1

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Ninkasi Beer Club