Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sábado, 28 de março de 2015

A medida do amargor das cervejas

A quantidade de lúpulo usado na produção da bebida é o que define o gosto amargo


Apesar de não parecer, mesmo as cervejas mais doces e suaves têm certo grau de amargor. Sem esse gosto amargo proveniente do lúpulo, a doçura do malte dominaria totalmente o sabor da cerveja, tornando-a bastante enjoativa. 

O grau de amargor de uma cerveja está diretamente ligado à quantidade de lúpulo utilizado na sua produção, e pode ser mensurado. A medida utilizada é o IBU, do inglês International Bitterness Unit (Unidade Internacional de Amargor), e a sua principal importância está na elaboração da receita da cerveja, pois para cada estilo existe uma faixa de amargor que os fabricantes utilizam como referência. 

As cervejas comerciais nacionais, do estilo standard lager, como por exemplo a Kaiser e a Serramalte, possuem entre oito e 15 IBU, enquanto as premium lagers como a Heineken e a Stella Artois possuem entre 15 e 25 IBU.

Porém entre as lagers o grau pode ser ainda maior, já que as pilsens alemãs possuem entre 25 e 45 IBU e as checas entre 35 e 45.

Mas entre as ales é que o gosto amargo se destaca. As pale ales inglesas e americanas em geral podem chegar a 50 IBU, o que já é bastante considerando o que a maioria das pessoas está acostumada por aqui. E não para por aí, já que outros estilos são definidos justamente pelo alto grau de amargor. 

As india pale ales (IPA) são as mais populares entre as lupuladas e podem chegar a até 70 IBU, porém, para sua versão turbinada, as Imperial IPAs, não existe limite superior, sendo comum chegarem a 120 IBU e até mais. 

Mas não adianta colocar mais lúpulo indefinidamente na cerveja, pois existe um limite para a percepção do amargor perto dos 100 IBU, acima do qual qualquer incremento não faz mais diferença. Não é a toa que a cervejaria paulista Invicta, ao anunciar a sua Invicta 1000 IBU, reconheceu que o principal objetivo da cerveja era provocar curiosidade e discussão.

Fonte: Diário Catarinense
Marco Zimmermann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club