Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 30 de outubro de 2018

IPA Day Brasil reúne neste sábado lupulomaníacos de todo país, em Ribeirão Preto

Maior evento do mundo dedicado ao estilo vai transformar Ribeirão Preto na capital da IPA neste sábado, 3; festival reunirá os amantes da bebida já na sexta-feira, 2, na Casa da IPA

O IPA Day Brasil, maior festival dedicado às cervejas do estilo India Pale Ale do mundo, acontece neste sábado, 3 de novembro, em Ribeirão Preto (SP), e vai transformar a cidade em um destino de turismo cervejeiro completo. Consolidado no calendário de festas cervejeiras do país, o IPA Day Brasil reúne todos os anos dois mil lupulomaníacos que além das cervejas aproveitam para encontrar a ‘tribo’ e experimentar a gastronomia dos food trucks ao som de muito rock’n roll. Em 2017, em sua sexta edição, turistas de 194 cidades de 16 estados brasileiros e do Distrito Federal, além do Canadá, EUA e Argentina estiveram no IPA Day Brasil.

Realizado em pleno feriado prolongado, este ano o festival será composto por duas atividades oficiais: a Casa da IPA, no feriado do 2, sexta-feira, e o próprio IPA Day Brasil, no sábado, dia 3. Além disso, o festival reúne diversas atividades paralelas em cervejarias da cidade e um tour cervejeiro passando pelas cervejarias.

Na sexta-feira, os lupulomaníacos vão se reunir na Casa da IPA, hospedagem exclusiva para participantes do IPA Day. Para este dia está sendo disponibilizado um Day Pass para quem quiser antecipar a festa ou não for participar do festival, mas ainda assim quiser sentir o gosto amargo das IPAs. A Casa da IPA terá brassagem ao vivo, food truck e a cerveja oficial do IPA Day Brasil

O IPA Day Brasil – o evento

No sábado, o ‘line up’ mais lupulado do Brasil irá reunir 42 cervejas de 25 cervejarias, de 14 subestilos dentro do universo das IPAs, incluindo 15 receitas exclusivas desenvolvidas para o IPA Day Basil. A relação de cervejas do IPA Day Brasil diz muito sobre o estilo preferido dos consumidores mais engajados ao universo das cervejas artesanais.

A lista é composta por subestilos que vão das tradicionais American IPAs (com sete representantes) até as inovadoras Brut IPAs, New England IPAs e até uma MilkShake IPA, além de receitas com melancia, caju, quinino e tangerina gigante japonesa, a Dekopom. As graduações alcoólicas variam de 3,8% a 11%.

Estrela da festa, o lúpulo também dá uma dica da efervescência que as IPAs provocam no mercado cervejeiro. Os rótulos que serão degustados trazem em suas receitas mais de 35 lúpulos diferentes, incluindo o Cryo Hops, que utiliza a criogenia para o processamento do lúpulo. A variedade mais utilizada é o Citra, presente em nada menos que 19 receitas.

Uma das novidades mais aguardadas desta 7a Edição do IPA Day Brasil é a própria cerveja do Festival. A receita oficial do IPA Day Brasil, preparada pelos cervejeiros João Becker, um dos organizadores do evento, e Paulo Schiaveto, é uma Brut IPA (6,5% ABV e 20 IBU), tendência no mundo das India Pale Ales. O estilo é a novidade do universo cervejeiro em 2018.

Criado em São Francisco, na Califórnia, a Brut IPA é inspirada nos espumantes mais secos, dos quais herdou o nome. “São marcadas pelo corpo levíssimo, são extra secas e extra borbulhantes, com a elegância de um espumante, mas sempre destacando a presença dos lúpulos. A ideia, porém, não é tanto adicionar amargor, mas sim oferecer aromas e sabores equilibrados sobre uma base muito neutra de malte”, explica Rafa Moschetta, sommelier de cervejas e um dos organizadores do evento.

Atrações musicais

Três bandas se apresentam no palco do IPA Day. A primeira delas, Trip-el, com releituras de Rock Clássico e uma pegada de Folk. A segunda banda a subir no palco será a Chavala Talhada, com groove e rock’n roll de bandas conhecidas e autorais. Fechando a festa, Microbius Experience, com muito rock’n roll.

Gastronomia

E se não vai faltar bebida de qualidade, o mesmo pode-se dizer sobre as comidas, com opções para todos os gostos. Dos carnívoros aos veganos. Participam da praça de alimentação Vila Dionísio (Petiscos), Carburadores (churrasco), Komburguer (burguer), Bendito Burger (burguer), Gomo Artesanal (embutidos), Pedacinho da Canastra (queijos), Rock Truck (veggie), Tia Rô (massas e pizza) e Beergadeiro (brigadeiro com cerveja).

Concurso
O festival também será palco da premiação do 3o Concurso Melhor IPA do Brasil. Pelo terceiro ano consecutivo um grupo de jurados, incluindo juízes internacionais, sommeliers de cerveja e mestres cervejeiros, irá se reunir na cidade para eleger a melhor IPA comercial produzida no Brasil. Além do prêmio best of show, concedido à melhor da todas as cervejas, o concurso também premia os melhores exemplares dentro de subestilos de IPAs. O concurso é organizado pela Academia de Ideias Cervejeiras, com apoio das Cervejarias Weird Barrel e SP-330, ambas de Ribeirão Preto.

Ingressos
Com o novo formato que assume a missão de promover o turismo cervejeiro, a organização do evento promete fazer o maior IPA Day Brasil da história sem aumentar o volume de ingressos. As vendas de ingressos estão acontecendo por meio da Sympla, plataforma oficial de ingressos do festival. Os preços do terceiro lote são R$ 215,00 sem cobrança de taxa de serviço do Sympla, cujo custo é assumido pela organização do evento.

IPA Day Brasil
Festival: 3 de novembro de 2018
Das 12h às 22h
Centro de Eventos Quinta Linda
Rodovia Anhanguera, Km 303 (sentido capital)
Informações e hospedagem: www.ipadaybrasil.com.br

Programação:
Sexta-feira 10h: Casa Da IPA Day Pass
Brassagem ao vivo, Food Truck, DJ e venda de cerveja
Ingresso R$ 30,00

Local: Casa da IPA - Av. Café, 2295 

Sexta-feira 17h Encontro de Cervejeiros (evento paralelo)
Rock acústico com Thiago Neves
Cervejas Weird Barrel e IPA Day Brasil, food truck e comidas da casa
Entrada Franca
Local: Weird Barrel - Rua Altino Arantes, 1854 

Sábado 12h: IPA Day Brasil

Domingo 11h: Ressaca no Navio (evento paralelo) 
Show Beto Leoneti e Marcel Rivoiro
Porco no Rolete
Entrada Franca
Local: Weird Barrel - Rua Altino Arantes, 1854

Fonte: OPA Assessoria em Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club