Mesmo com o fim do inverno, o tempo frio ainda persiste e os pratos quentes ganham força justamente por aquecerem o corpo e ajudarem a combater esse clima. Pensando nesse cenário, a Vinhos do Alentejo traz uma receita de sopa tipicamente portuguesa capaz de agradar toda a família por sua originalidade e sabores únicos.
Assinado pela chef Rita Campos Simão, do restaurante Café Alentejo, localizado na região do Alentejo, em Portugal, a sopa de cação é bastante popular na região de origem por sua combinação de sabores, com destaque às especiarias locais que dão um toque especial ao prato, aferindo uma explosão de sabores.
Para harmonizar, Fred Benjamin, embaixador dos Vinhos do Alentejo 2018, selecionou seis vinhos brancos regionais de castas variadas, como Antão Vaz e Arinto, entre outros, obtendo assim uma boa experiência gastronômica sem sair de casa.
Segue abaixo a receita completa e as dicas de harmonização.
Ingredientes para 4 pessoas
Azeite - 4 colheres de sopa
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
1 molho de coentros
1 litro de água
4 colheres de sopa de farinha de trigo
sal e pimenta a gosto
vinagre a gosto
4 postas de cação
Fatias finas de pão
Modo de preparo
Em um tacho ou panela grande, adicione azeite, alhos, louro e coentros picados a refogar. Depois de refogado, coloque a água gradativamente e espere que o caldo ferva, sempre mexendo.
Na sequencia, coloque o peixe para cozer neste caldo por 5 minutos. Após este período, retire o posta de peixe e reserve. Volte o caldo para fervura e quando estiver em alta temperatura, adicione aos poucos a farinha, mexendo cuidadosamente em alta temperatura durante 5 minutos para engrossar o caldo.
Assim a sopa atingir o ponto desejado, adicione os temperos, o vinagre e, por fim a posta de cação e deixe esfriar um pouco antes de servir.
Sugestão de como servir:
Em um prato fundo, ou baw, (como preferir) adicione uma pequena quantidade do caldo quente com a posta de cação, além de duas fatias de pão ou torrada.
Dicas de vinhos para harmonizar
Sugestão 1
Marques de Borba (branco) - Produtor João Portugal Ramos - Castas Antão Vaz, Arinto e Viognier
Sugestão 2
Regia Colheita (branco) - Produtor Carmim - Castas :Antão Vaz e Arinto
Sugestão 3
Esporão Reserva (branco) - Produtor Herdade do Esporão - Castas Antão Vaz, Arinto e Roupeiro
Sugestão 4
Paulo Laureano Vinhas Velhas (branco) - Produtor Paulo Laureano - Castas: Antão Vaz, Arinto e Fernão Pires
Sugestão 5
Cartuxa Colheita (branco) - Produtor Fundação Eugenio de Almeida - Castas: Antão Vaz Roupeiro e Arinto
Sugestão 6
Reguengos Reserva (branco) - Produtor Carmim - Castas: Antão Vaz e Arinto e Roupeiro
SOBRE A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica, controla e protege os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.
É também responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo.
Para mais informações acesse: www.vinhosdoalentejo.pt
Fonte: S/A LLORENTE & CUENCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club