Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Founders KBS - Degustação nº 1120

Founders KBS

Tão famosa nos Estados Unidos, que em função disso tem uma semana só para chamar de sua: a KBS Week, que é celebrada anualmente em alguns bares, visto seu lote limitado. A KBS é uma Imperial Stout produzida com uma enorme quantidade de chocolate e café e depois envelhecida por 1 ano em barris de uísque Bourbon. Essa é a KBS 2016 Release, que chegou ao Brasil em fevereiro de 2017.

Cervejaria: Founders Brewing Co.
Origem: EUA
ABV(%): 12,4
IBU: 70
Estilo: Imperial Stout
Embalagem: Garrafa de 310 ml

É uma cerveja de coloração negra e opaca. Sua espuma de cor café apresentou ótima formação e persistência. Boa transição de renda no copo. 

No aroma intenso, o malte remete a caramelo, tostado, torra, café, leve defumado e chocolate amargo. Percebe-se ainda notas de baunilha, côco queimado, madeira, tonel de madeira e bourbon. Complementando o aroma complexo, notas de frutas escuras e frutas secas. Álcool perceptível, porém não atrapalha o conjunto. O sabor acompanha o aroma, com leve dulçor e moderado amargor proveniente da tosta do grão. 

O retrogosto é duradouro, amargo e seco. Com bom corpo, textura licorosa e médio-baixa carbonatação, a cerveja é muito saborosa. Excelente!

Cheers!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club