Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 13 de março de 2017

Palmas está na Rota da Cerveja Artesanal do Paraná


Os deputados aprovaram na sessão plenária desta quarta-feira (8), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o projeto de lei nº 644/2015 de autoria dos deputados Maria Victoria (PP) e Anibelli Neto (PMDB), que cria a “Rota da Cerveja Artesanal no Estado do Paraná”. O objetivo do projeto, que passou em terceiro turno, é incentivar a produção de cerveja artesanal por meio das cervejarias caseiras e microcervejarias, além de promover eventos ligados à produção.A medida pretende também a difundir o turismo e gerar mais emprego e renda aos paranaenses.

Conforme a deputada, essa rota visa incentivar um setor turístico sustentável e integrado, impulsionando o processo artesanal e a geração e manutenção de trabalho e renda, além de fortalecer e resgatar as atividades culturais locais, fomentando o turismo na região através da visitação a esses locais produtores de cerveja. A rota abrange os municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Palmas, Piên, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Quatro Barras e São José dos Pinhais.

Atualmente o município conta com a Cervejaria Insana, que foi criada a partir da amizade 3 cervejeiros caseiros. Os sócios começaram a produzir cervejas para consumo próprio e de familiares, com o passar do tempo amigos começaram a apreciar as cervejas e assim surgiu a ideia de transformar o hobby em negócio.

Em uma área rural a 4km do centro da cidade com um projeto turístico a Insana conta com uma área de 30.000m² sendo 750m² de área construída, a Cervejaria disponibiliza um espaço gourmet para recepção de clientes (com reserva), um amplo jardim e belas paisagens.

As receitas da Insana Gold, Insana Weizen e Insana Chocolate Porter foram criadas pelos sócios e cervejeiros caseiros Evandro Marini, Francelo Carraro e o sommelier cervejeiro Pedro Reis e revisadas pelo mestre cervejeiro Evandro Zanini com mais de 23 anos de experiência com cervejarias, tendo inaugurada dezenas de cervejarias por todo o Brasil.

Por Ivan Cezar Fochzato 

Fonte: RBJ
http://www.rbj.com.br/economia/palmas-esta-na-rota-da-cerveja-artesanal-parana-2546.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club