Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 16 de março de 2017

My Growler lança primeiro aplicativo

Por meio de código QR, proprietários de growlers de todo o Brasil vão poder localizar stations e registrar recargas. 

O novo serviço da My Growler é mais que um aplicativo para localização de growler stations - pontos de venda e recarga de growlers. Nesta terça-feira (21/3), a empresa apresenta ao mercado cervejeiro uma plataforma digital integrada ao growler, que é febre entre os consumidores de cervejas artesanais frescas no Brasil. A conexão entre growler e aplicativo se dá por meio do código QR impresso nas garrafas comercializadas pela My Growler. “Desde a produção de nossos primeiros growlers, geramos e imprimimos códigos QRs únicos para cada um deles. O código QR é a identidade do growler e, agora, com o aplicativo, nossos clientes poderão cadastrar seus growlers, registrar e avaliar as cervejas consumidas para indicar a amigos ou mesmo repeti-las”, destaca Rodrigo Fernandes, diretor executivo da My Growler. O lançamento acontece em evento aberto ao público no Royal Black Pub da Dado Bier do Bourbon Country (Rua Túlio de Rose, 80 – Passo D’Areia – Porto Alegre) às 19h30 com show da banda Acústico Lullabies e entrada franca.

Growler com tecnologia
Quem adquiriu um growler na My Growler Shop ou em uma das 100 growler stations credenciadas à marca já observou que, junto às advertências sobre conservação e limpeza do vasilhame, está impresso um código QR. O que muita gente pode ainda não ter notado é que cada growler possui um código exclusivo, gerado e gravado um a um. Isso porque o objetivo da My Growler, desde a sua idealização, é proporcionar uma experiência diferente de consumo atrelada ao growler, que iniciou com a oferta de uma linha de acessórios e se completa com o lançamento do My Growler App.

O primeiro passo para usufruir do My Growler App é fazer o download gratuitamente na App Store (em breve, o aplicativo será disponibilizado também na versão Android). Em seguida, o usuário cria um perfil ou o conecta à sua conta no Facebook. Depois, por meio do código QR impresso no growler, cadastra o vasilhame e já pode registrar recargas e avaliar as cervejas consumidas. “Estamos trabalhando em um programa de fidelidade que vai beneficiar todo o mercado e a funcionalidade de registro de recargas vai ser fundamental para o resgate de prêmios”, observa Fernandes. “A My Growler é a primeira empresa a criar uma tecnologia em que growler e aplicativo estão associados. Por meio dela, vamos aproximar consumidores e fornecedores de cerveja artesanal e favorecer o consumo local", valoriza o CEO da empresa que se posiciona com uma promotora do consumo de cerveja artesanal em growler.

Funcionalidades
O objetivo do My Growler App é aproximar proprietários de growlers de growler stations. Para isso, o aplicativo conta com funcionalidades tanto para quem fornece quanto para quem consome cerveja artesanal fresca em growler. Além do já mencionado cadastro de growlers e registro de histórico de consumo, para o dono do growler, o My Growler App oferece o serviço de localização de pontos de venda e recarga de growlers. “Por ter abrangência nacional, estamos facilitando a vida do growleiro, que encontra em um único aplicativo growler stations de todo o país”, assegura Fernandes. Atualmente, a My Growler tem 100 growler stations credenciadas distribuídas em mais de 40 cidades de 15 estados em todas as regiões do país. A meta da empresa é chegar a 300 pontos de venda e recarga de growlers até o fim de 2017.

Outro serviço que o usuário encontra no My Growler App são dicas de harmonização dos principais estilos de cerveja artesanal mais consumidos no Brasil elaboradas pelo beer sommelier Rodrigo Sawamura. Na seção Harmonização, o usuário conhece as características, a temperatura, as taças e os pratos indicados para servir cada um dos estilos de cerveja.

Proprietários de growlers de outras marcas podem instalar o aplicativo. No entanto, não contarão com a funcionalidade de cadastro de growler e registro de recargas.Benefícios para growler stations
O My Growler App é uma arma revolucionária na promoção das growler stations. A facilidade em ser encontrada por proprietários de growlers em qualquer região do país que desejem fazer uma recarga é apenas uma delas. “O aplicativo funciona como mídia para os pontos de venda e recarga de growler, atrai e fideliza clientes”, garante Fernandes.

No último ano, com a popularização do growler, o utensílio vem se consolidando como mídia móvel entre as growler stations que optam por comercializar o growler personalizado com a sua marca. O growler é também um dos responsáveis pelo aumento do ticket médio da compra, ampliando o consumo da cerveja artesanal fresca para além do estabelecimento. Fernandes, idealizador do aplicativo, acredita no futuro digital da cerveja artesanal. "O consumo de cerveja em growlers é relativamente nova no Brasil. Muitos clientes ainda não sabem onde recarregar seus growlers e o aplicativo é uma ferramenta poderosa para resolver essa questão”, explica.

A experiência da cervejaria Oito, growler station credenciada à My Growler em Porto Alegre, confirma o papel promotor de vendas do growler. Para Luciano Passos, sócio e cervejeiro da Oito, o growler tem atraído cada vez mais clientes. “Com a febre dos growlers, muitas cervejarias começaram a abrir aos sábados só para encher growlers", exalta Passos. “Mais apreciadores de cervejas artesanais vão conhecer a Oito e saber que enchemos growlers com o lançamento do My Growler App. Esse movimento vai ser favorável para todo o mercado”, completa. Passos acredita também que o aplicativo vai agilizar o serviço de recarga de growlers tanto para a station, como para o growleiro, que vai poder reservar e agendar sua recarga com antecedência. A Oito planeja aumentar a receita da cervejaria com a recarga de growlers: “minha expectativa é pelo menos dobrar o enchimento de growlers esse ano”, finaliza Passos.

Desenvolvimento colaborativo
Para criar o My Growler App, muitas mãos trabalharam juntas. Segundo Bianca Toniolo, chefe de operações da empresa, foram selecionados clientes e outros atores de relevância no mercado cervejeiro para participar da fase de testes do aplicativo e contribuir com ideias de uso. Proprietário de três growlers, um dos clientes convidados para testar o aplicativo, Francisco Persici, salienta que o My Growler App vai além de estimular o uso do growler. "Ele é muito importante para conhecer novos bares e cervejarias, lugares que não teríamos como descobrir antes", opina Persici.

O aplicativo foi desenvolvido pela Darkshine. Um dos desenvolvedores, Marcus Kuquert, foi apresentado ao growler ao assumir o projeto. “Ao longo do trabalho, conheci muito sobre o mercado cervejeiro. Eu consumia cerveja artesanal apenas em eventos, mas, depois que adquiri meu growler, já fiz algumas recargas", frisa Kuquert. Henrique Valcanaia, também desenvolvedor do My Growler App, comemora a união de duas paixões: cerveja e tecnologia. "Em 2017, qual outra melhor forma de oferecer um serviço de qualidade que não suprindo as necessidades de usuários com uma ferramenta digital tão prática quanto um aplicativo? Como bom cervejeiro e apaixonado por tecnologia, foi só diversão!", confessa Valcanaia.

Como inserir uma station no My Growler App
Há espaço para mais growler stations no My Growler App. Se você tem ou quer indicar uma microcervejaria, bar, pub, brewpub, loja especializada em cervejas artesanais ou qualquer outro estabelecimento onde é possível efetuar recargas de growlers, basta entrar em contato com a My Growler através do e-mail contato@mygrowler.com.br

SERVIÇO:
Lançamento do My Growler App
Dia: 21 de março de 2017, terça-feira
Hora: 19h30

Local: Royal Black Pub - Dado Bier (Shopping Bourbon Country - Rua Túlio de Rose, 80 - Passo D'Areia - Porto Alegre/RS)

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club