Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Colorado lança edição especial de rótulos e homenageia microprodutores responsáveis pelos ingredientes de suas receitas

A primeira cervejaria craft do Brasil estampa em seu produto final aqueles que estão ao lado da marca desde o começo da sua história

Em 20 anos de história da Cervejaria Colorado muita coisa mudou, mas algumas continuam exatamente iguais, como os ingredientes brasileiros das cervejas da marca. A rapadura, que dá um toque especial na India Pale Ale, Indica, e o mel usado na Appia ainda são feitos pelos mesmos microprodutores da região de Ribeirão Preto. E é justamente a história de quem está por trás desses ingredientes o tema da nova campanha da marca, desenvolvida pela agência Santa Clara.

Os homenageados são o casal de produtores de rapadura, Seu Zé e Dona Maria, e o apicultor, Seu Zé Luis, verdadeiros representantes da “Biodiversidade que gera a Biodeliciosidade” da Colorado, um conceito que acompanha a nova fase da comunicação da marca. “A biodiversidade do Brasil produz os melhores ingredientes, com qualidade enriquecida, o que faz a cerveja ainda melhor – e assim nasce a nossa biodeliciosidade. Somos privilegiados em poder combinar esses sabores em nossas cervejas” , explica Marcelo Carneiro.

Para apresentar a história de mais de 20 anos de parceria com esses produtores locais, a Colorado lançou uma edição com rótulos especiais com ilustrações dos rostos dos homenageados, que estarão disponíveis no Empório da Cerveja (www.emporiodacerveja.com.br) e em bares selecionados pelo país.

Além disso, a campanha conta com três filmes no Facebook e Youtube, posts e canvas aprofundando ainda mais as histórias e curiosidades sobre os microprodutores da Indica e da Appia. E para finalizar, 10% do faturamento com os rótulos serão destinados aos homenageados. “Estamos homenageando pessoas que são fundamentais para mantermos nosso processo autêntico e verdadeiro. Queremos mostrar quem está por trás dessa produção, que mantém nossa prioridade, a qualidade e a biodiversidade. Pensamos numa comunicação online completa, com diferentes formatos de conteúdo para atingir ainda mais pessoas, experimentando formas, mídias e maneiras de comunicar a essência da marca e o cuidado que temos por nossas cervejas.” explica Guilherme Poyares, gerente de marketing da marca.

Os filmes e fotos foram produzidos na cidade de Ribeirão Preto e região, onde está localizada a cervejaria, e onde os microprodutores produzem e residem. Toda a comunicação mostra esses parceiros reais em seu dia a dia de produção e cuidado com a rapadura artesanal e as abelhas que produzem o mel. Eles são exemplos de pessoas que acompanham a marca e representam a cultura do país e a essência da Colorado - que estímula os consumidores a experimentar novos sabores, sensações, lugares, e pessoas desde sua criação. Acompanhando as câmeras e apresentando os parceiros, temos o fundador Marcelo Carneiro ao lado do primeiro funcionário da companhia, o mestre cervejeiro Laércio Shyia, que há 20 anos cuida dos líquidos da Cervejaria.

“Conhecer o jeito de fazer cerveja artesanal, entender quem está por trás da produção dos ingrendientes e de como eles fazem o negócio e encaram a vida, é personificar o estilo da Colorado. Cada uma dessas pessoas é responsável pela nossa evolução e é uma honra poder trazê-los para a cena”, resume o fundador da Colorado, Marcelo Carneiro.

A história por trás da produção
Zé Luis, 59 anos. Há 27 anos é apicultor. Cuida das abelhas com carinho e garante que elas só fazem mel quando estão felizes. Entende quando estão cansadas, sabe quando estão bravas. Se fosse homenagear alguém, seria os patrões Manoel e Antônio Carlos, sócios da Appis Flora.

D. Maria começou ajudar o pai no ofício da rapadura aos sete anos. Aos 14 anos conheceu o “Zezinho”, que trabalhava no sítio do tio também fazendo o doce. Aos 16 anos, se casaram! E, desde então, começaram a fazer a rapadura juntos, no mesmo sítio no qual moram até hoje, lá depois do segundo mata burro, virando a esquerda, entrando numa estrada de terra até o final. Há 45 anos fornecem para a região de Ribeirão Preto e foram aumentando a propriedade. Há 20 anos fornecem a rapadura para a Colorado Indica.

Sobre a Cervejaria Colorado
Desde sua fundação, em 1996, a Cervejaria Colorado vem misturando os mais legítimos sabores brasileiros. O malte e o lúpulo rigorosamente selecionados são combinados com ingredientes especiais, escolhidos a dedo, como café, rapadura, mandioca e mel, formando sabores inusitados e mundialmente brasileiros. Junto com tudo isso, adicionamos uma boa dose de ousadia, originalidade, colaboração e tradição da cerveja artesanal. Tudo isso faz dos rótulos da Cervejaria Colorado premiados no mundo inteiro.

A receita do sucesso é não ter receita pronta. É acreditar nos sabores e na identidade brasileira para produzir cervejas interessantes, emocionantes e deliciosas como o Brasil.

Fonte: Santa Clara Corporate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club