Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sábado, 31 de janeiro de 2015

Por que cerveja cheira tão bem?

ENTENDA POR QUE CERVEJAS CHEIRAM TÃO BEM (FOTO: REPRODUÇÃO)

Depois de um curioso acidente, dois pesquisadores belgas descobriram a resposta para uma das perguntas mais comuns entre os fãs da cevada: por que cerveja cheira tão bem? Assim como muitos “acasos” científicos, esse só aconteceu depois de deixarem algumas cervejas abertas fora da geladeira.

Com isso, os dois cientistas – que não estavam trabalhando nessa pesquisa – perceberam que as leveduras (fungos responsáveis pelo teor alcoólico e pela queima de açucares) eram as culpadas pela essência tão marcante da cerveja.

Procurando entender a função dos fungos no sabor desse produto, os colegas belgas deixaram algumas amostras abertas em função da pesquisa. Passada uma noite, eles perceberam que o número de Mosca-das-frutas aumentou muito nas garrafas.

Contudo, no experimento que realizava, a dupla deixou uma quantidade de cerveja com leveduras alteradas geneticamente. E exatamente nessa porção, as moscas não demonstraram interesse. Para os autores, isso só pode significar uma coisa: a cerveja cheira tão bem para atrair Moscas-das-frutas. Para se alimentar dos açucares deixados pela levedura, esses bichinhos procuram cerveja. Depois de satisfeitas, acabam com “restos” de leveduras presas em suas pernas, facilitando a disseminação do saboroso aroma.

Fonte: Revista Galileu

Um comentário:

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club