Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

CERVEJAS DO BRASIL - BIERLAND


A Cervejaria Bierland surgiu da iniciativa de três sócios. Diversos produtos passaram pelos planos. Entretanto, nenhuma opção tinha levantado a curiosidade e entusiasmo, foi quando surgiu a ideia de fabricar cerveja.

A ideia da cervejaria culminou em diversas pesquisas, quando finalmente em agosto de 2003 foi inaugurada a Cervejaria Bierland, traduzindo o nome significa "Terra da Cerveja" uma homenagem a Blumenau, cidade onde está localizada a cervejaria. A fábrica da Bierland está instalada no bairro Itoupava Central, um dos bairros que ainda concentra grande número de descendentes alemães. Com a capacidade inicial instalada de 20.000 litros, iniciou produzindo 2 tipos de chope: o Pilsen e o Amber.

Em 2005 foi lançado o chope Weizenbier e o chope estilo Bock. Neste mesmo ano, a Cervejaria fez sua primeira participação na Oktoberfest de Blumenau.

Desde a abertura da fábrica, o bar anexo disponibiliza espaço para degustação dos produtos. Com a consolidação da cervejaria no mercado, no ano de 2007 foi feita ampliação e modernização das instalações do bar, oferecendo ainda mais conforto aos clientes.

Com a capacidade produtiva ampliada, colocou em funcionamento a partir do segundo semestre de 2009 sua linha de engarrafamento, oferecendo ao mercado a linha de cervejas Bierland. As cervejas Bierland possuem excelente nível de qualidade, sendo elogiadas por consumidores e especialistas em cerveja.

A capacidade produtiva da Bierland foi aumentando conforme a necessidade. No ano de 2010 foram instalados mais três tanques de fermentação/maturação na fábrica. Em 2010/2011 a cervejaria lançou mais quatro tipos de cerveja: Pale Ale, Vienna, Imperial Stout e Strong Golden Ale.

A partir do ano de 2011 a cervejaria iniciou a participação em concursos internacionais de avaliação de cerveja. No mesmo ano foram recebidas duas medalhas no Australian International Beer Awards, três na Copa Cervezas de América e uma no European Beer Star.

ALGUMAS CERVEJAS

Bock
A Bierland Bock traz as virtudes das tradicionais cervejas surgidas na cidade de Einbeck, norte da Alemanha, enquanto polo produtor e exportador de cervejas entre os séculos XIV e XVII.

Recriado em Munique no início do século XVII, o nome Bock é uma variação de Einbeck no dialeto bávaro e também significa bode em alemão, sendo este muito comum em rótulos e propagandas do estilo.

Uma cerveja de baixa fermentação, coloração marrom com nuances avermelhadas e brilhante. Com espuma cremosa e persistente, é rica em aromas de malte e notas tostadas, sabor equilibrado entre doçura e torrado, com eventuais traços de nozes ou avelãs.

Uma cerveja de corpo médio-alto, carbonatação moderada e amargor agradável, ótima para combinar com feijoada, carne de panela e chocolates.

PREMIAÇÕES
- 2011 BRONZE Australian International Beer Awards - German Style Bock;
- 2011 BRONZE Copa Cervezas de América - Bock;
- 2012 PRATA European Beer Star - German-Style Dunkler Bock;
- 2012 PRATA South Beer Cup - Bock;
- 2013 BRONZE International Beer Challenge - Bock;
- 2013 PRATA Concurso Brasileiro de Cervejas - Traditional German-Style Bock;
- 2014 BRONZE Australian Internacional Beer Awards - German Style Bock;
- 2014 BRONZE South Beer Cup - Bock & Doppelbock;
- 2014 OURO Global Craft Beer Award - Bock;
- 2014 BRONZE Copa Cervezas de America - Traditional Bock;
- 2014 OURO World Beer Awards - The Americas Gold Bock.

Strong Golden Ale

A Bierland Strong Golden Ale é uma cerveja de alta fermentação, complexa e delicada, que passa por um longo período de maturação e uma segunda fermentação na garrafa.

O estilo Belgian Golden Strong Ale surgiu após a Segunda Guerra Mundial e é comumente associado ao demônio em virtude do alto teor alcoólico.

A coloração amarelo ouro, clara e efervescente, é arrematada por uma espuma abundante e persistente. Seus aromas remetem aos ésteres frutados e agradáveis notas de tangerina, frutas cítricas, especiarias e um suave perfume alcoólico.

O sabor se destaca pelo equilíbrio entre o dulçor do malte e o amargor moderado, com final seco e levemente condimentado. Frisante, de corpo médio, é par perfeito para acompanhar queijos azuis, paella, tender com frutas e panetone.

PREMIAÇÕES
- 2012 BRONZE International Beer Challenge - Golden Ale;
- 2012 MENÇÃO South Beer Cup - Special PMC.

Vienna

A Bierland Vienna é uma cerveja de baixa fermentação, inspirada no estilo Vienna Lager, originário da Áustria, desenvolvida pelo cervejeiro Anton Dreher.

Próximo da extinção em sua região de origem, o estilo continua vivo nas Américas, especialmente no México, onde foi trazido por Santiago Graf e outros cervejeiros imigrantes australianos no final do século XIX.

Apresentando coloração avermelhada e brilhante, com espuma baixa e persistente, seu aroma maltado é levemente tostado e adocicado, surpreendendo pelo toque floral e cítrico de lúpulo proveniente do dry hopping.

Além do corpo médio e boa carbonatação, seu sabor é marcado pela complexidade do malte e amargor persistente, harmonizando muito bem com rosbife, hackepeter e batata rösti com linguiça tipo Blumenau.

PREMIAÇÕES
- 2011 PRATA European Beer Star - Red and Amber Lager;
- 2012 BRONZE Australian International Beer Awards - Vienna;
- 2012 BRONZE Copa Cervezas de América - Vienna Lager;
- 2012 BRONZE International Beer Challenge - Vienna;
- 2012 BRONZE South Beer Cup - Red Ale;
- 2012 OURO World Beer Awards - The Americas Best Amber Vienna Lager;
- 2012 OURO World Beer Awards - World's Best Amber Vienna Lager;
- 2013 BRONZE Concurso Brasileiro de Cervejas - Vienna-Style Lager;
- 2013 OURO World Beer Awards - The Americas Best Amber Vienna Lager;
- 2013 OURO World Beer Awards - World's Best Amber Vienna Lager;
- 2014 PRATA South Beer Cup - American-Style Amber Lager;
- 2014 PRATA International Beer Challenge - Vienna;
- 2014 OURO Global Craft Beer Award - Red Lager-Rotbier;
- 2014 OURO World Beer Awards - The Americas Best Amber/Vienna Lager;
- 2014 OURO World Beer Awards - World's Best Amber/Vienna Lager.

BAR

Espaço terceirizado para degustação do chope Bierland diretamente na fonte. Inspirado nas tradicionais cervejarias da Europa, o bar anexo à fábrica tem estilo rústico, com decoração temática. Seus dois ambientes, interno e externo, têm capacidade para recepcionar até 100 pessoas.

Parede de vidro separa a fábrica do bar, assim os visitantes, enquanto degustam a verdadeira cerveja, podem visualizar onde são fabricados os produtos Bierland. Possui amplo estacionamento, tem música ambiente eclética, além do chope tirado com maestria e a qualidade Bierland.


O cardápio também disponibiliza refrigerante e bebidas destiladas, as tradicionais Steinhaeger e Jägermeister, além de uma variedade de petiscos para harmonizar com os estilos de cervejas disponíveis.

Em sua passagem pelo bar o visitante também poderá levar cervejas, kits e souvenirs personalizados, tais como: tampas de barris, copos e outros artigos. Não deixe de visitar o bar da fábrica quando estiver em Blumenau ou região.



Bar da Fábrica Bierland
Rua Gustavo Zimmermann, 5361
Itoupava Central – Blumenau
Telefone: (47) 3323-6588 Terça a Sexta-Feira: das 16h30 até 0h.

Sábados: das 10h até 0h.
Domingo e Segunda-Feira: Fechado.
Feriados: Consulte ligando para o bar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club