Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

CERVEJARIAS DO BRASIL - ANHANGAVA

Rótulos da Anhangava (foto divulgação)

A Cervejaria Anhangava é uma microcervejaria criada pelos empresários José Pedro Duarte e Márcio Netto, em Quatro Barras (PR). O prazer comum pela tradicional bebida foi fator determinante para unir os dois amigos e fazê-los iniciar seu próprio empreendimento no mundo das cervejas artesanais. Seguindo os principais estilos, cores e aromas mais apreciados, porém com receitas próprias, a Cervejaria Anhangava busca trazer aos seus consumidores o prazer de se tomar uma cerveja de qualidade e sabor sem igual.

Produção da Kamby na cervejaria Anhangava

Os quatro estilos de cervejas especiais produzidas pela Cervejaria Anhangava, localizada em Quatro Barras (PR), podem ser encontrados em garraffas de 600 ml e em garrafas pequenas de 310 ml ou em barris de chope de 10 e 20 litros.


Para os amantes das cervejas especiais, a Anhangava de 600 ml está disponível em quatros estilos diferentes, cada um com receita, sabor e aromas próprios: Narã (English IPA), Rudá (Strong Golden Ale), Kamby (Kölsch) e o último lançamento, Vevuí (American Wheat), produzido com levedura ale pura e lúpulos americanos Citra e Amarilo.

1 – Kölsch (Escola Alemã): o estilo de origem germânico nasceu na cidade de Colônia e é do tipo Ale (alta fermentação), contrariando o estilo Lager (baixa fermentação), predominante do país. A receita da Anhangava tem o nome de Kamby e é uma cerveja puro malte cristalina, produzida com lúpulos alemães Hallertau Tradition e Mittelfrueh, o que confere a bebida uma combinação de leveza e sabor. Essa leveza, somada ao seu baixo nível de teor alcóolico (4,8% vol/alc), se torna uma ótima sugestão de consumo para quem busca uma apreciação casual e moderada de cervejas.


2 – Strong Golden Ale (Escola Belga): esse estilo nasceu na Bélgica, ainda no século XIX, e é marcado pela grande adição de lúpulo, que produz uma bebida de sabor forte e alto teor alcóolico, com ésteres frutados que dão um gosto de laranja, pera ou maçã. A receita da Anhangava se chama Rudá, e é fabricada com levedura belga e os lúpulos americanos Northern Brewer e Fuggles, tendo 7,8% de vol/alc.


3 – English IPA (Escola Inglesa): a família IPA tem leveduras de alta fermentação, fator que produz mais ésteres no líquido – elemento responsável por criar um sabor frutado na cerveja. Sua versão inglesa foi criada a partir da necessidade de se criar uma bebida que sobrevivesse à viagem da Inglaterra até a Índia, visto que as temperaturas extremas e a agitação do mar resultavam em uma cerveja altamente atenuada no desembarque. A receita da Anhangava se chama Narã e é produzida com lúpulos Magnum e Fuggles. Ela é forte, possuindo 6,5% de teor alcóolico, com um amargor diferenciado e Dry Hopping.


4 – American Wheat (Escola Americana): esse estilo, feito pelos norte-americanos, usa o trigo como matéria-prima. A receita da Anhangava, chamada de Vevuí, foi especialmente criada para atender o paladar em tempos mais quentes, sendo recomendada para as estações de primavera e verão. É produzida com levedura ale pura e lúpulos americanos Citra e Amarillo e tem um teor alcóolico de 5,7% vol/alc.


As Cervejas Especiais Anhangava podem ser encontradas na capital Curitiba, na Adega Muf’s Batel, na Sanduicheria Porco Nobre, na Mercearia Curitibana ou em diversos bares e restaurantes de Quatros Barras.

Fachada da Mercearia Curitibana

Cervejaria Anhangava
(41) 3157-0701
Av. Dom Pedro II, 62 – Loja 07 – Centro
Quatro Barras (PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club