Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

PARA PROCERVA-PR MUDANÇA NA TRIBUTAÇÃO PREJUDICA AS CERVEJARIAS MENORES

"Vai representar um aumento de 7 a 10% do que pagamos hoje", afirma Ronaldo Flor (Foto: Ricardo Jaeger / Revista Beer Art)

Recebida com otimismo pela CervBrasil, que congrega as grandes cervejarias, a mudança na tributação da cerveja aprovada pelo Congresso, na quarta-feira (17), foi repudiada pelo diretor financeiro da Procerva - PR, Ronaldo Pinto Flor. Em entrevista à Beer Art, Ronaldo explicou por que considera as mudanças desastrosas para as cervejarias menores - que produzem menos de 200 mil litros/mês. Segundo ele, um aumento de 7% a 10% no PIS, Cofins e IPI que é pago hoje se refletirá nos preços que chegam ao consumidor.

"Hoje as cervejarias menores pagam cerca de 0,11 centavo por litro de PIS, Cofins e IPI. A mudança aprovada prevê uma alíquota de 15,5% sobre o preço de venda. Vai representar um aumento de 7% a 10% do que pagamos hoje", explica Ronaldo, proprietário da Gauden Bier, de Curitiba (PR), onde também são produzidas outras seis marcas da Liga das Cervejas Extraordinárias.

Até agora, o imposto era calculado a partir de uma pauta que listava as cervejarias, suas marcas e a média de preço no mercado de cada tipo de embalagem. Esta pauta definia o preço sobre o qual deveria ser aplicado um índice redutor e as alíquotas de imposto. As cervejarias pequenas, com produção inferior a 200 mil litros/mês não entravam nessa pauta, eram classificadas como "outras cervejarias" e, por isso, pagavam o imposto reduzido. Com as mudanças, PIS, Cofins e IPI serão pagos sobre o preço da cerveja o que na prática representa um aumento considerável para os pequenos.


"É uma grande batalha para as microcervejarias venderem seus produtos, que já chegam caro para os seus consumidores. De uma hora para outra passar a pagar 7 vezes mais é uma loucura para nós", destaca Ronaldo.

De acordo com ele, as mudanças são positivas para cerca de 6 microcervejarias brasileiras que, devido ao tamanho, já estavam na pauta.

"Não nos sentimos bem representados pela Abracerva, que estava junto nas negociações. O imposto justo não será para todos, nós, cerca de 250 pequenos cervejeiros teremos um aumento bem considerável", conclui.

Fonte: Revista BeerArt
BAIXAR A REVISTA: iPad/iPhone ou Android

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club