Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

CERVEJARIAS DO BRASIL - DORTMUND


A cervejaia Dortmund, é uma Microcervejaria Artesanal do Brasil, localizada em Serra Negra, no circuito das Águas Paulistas.

A Cervejaria Dortmund surgiu da necessidade de oferecer ao verdadeiro apreciador de cerveja um produto puro e sofisticado para satisfazer os consumidores mais exigentes.

Com equipamentos de ultima geração, utilizando as mais tradicionais técnicas cervejeiras e com uma seleção rigorosa dos ingredientes importados, oferecemos três versões de Chopp: Pilsen, Witbier e Stout.

Como toda produção Artesanal, nosso Chopp é feito por apenas uma pessoa. Nosso Mestre Cervejeiro é um dos melhores e mais conceituados do Brasil.

Algumas cervejas da Dortmund

Nostradamus Stout
O estilo de cerveja escura denominado Stout era até pouco tempo atrás considerada como um grupo do estilo Porter que era a cerveja mais popular nos séculos XVIII e XIX em Londres. Seu nome está relacionado aos trabalhadores portuários londrinos que gostavam de misturar Alecom outras cervejas para conseguir uma bebida bem escura, de sabor mais forte e bastante alcoólica. Era uma cerveja de longa maturação, que exigia grandes barris para sua armazenagem. Era também a cerveja favorita de George Washington, que chegou a fabricá-la para seu próprio consumo.


As Stout eram consideradas um estilo de Porter mais forte, mas não necessariamente mais alcoólico. Eram denominadas Stout Porter, mas no século XIX passou a ser chamada somente de Stout.

São reconhecidas pela cor escura, quase preta, pelo aroma torrado que pode lembrar café ou cappuccino, ou um toque discreto de chocolate ou cacau. É cremosa e levemente amarga e sua espuma pode ir do claro ao marrom.

Sua cor escura se deve a cevada torrada, mas não maltada ou maltes escuros.

Grandes cervejarias comerciais nacionais utilizam a já conhecida cerveja Pilsen e adicionam um corante de caramelo para escurecê-la e adocicá-la, tornando-a assim uma cerveja escura “artificialmente”, são as cervejas do tipo Malzbier e Black.

A nossa cerveja, possui maltes especiais importados da Alemanha, notas suaves de Caramelo,toffe, chocolate e café intenso. Não utilizamos nenhum método de escurecimento artificial.

Old Ship Pale Ale
O estilo American Pale Ale (BJCP 10A) é considerado uma adaptação do estilo English PaleAle, porém utilizando ingredientes cultivados nos Estados Unidos. Comparado ao estilo tradicional inglês, este é bem mais amargo e alcoólico.

A cor dessas cervejas varia do amarelo-claro ao âmbar e os melhores exemplos são considerados refrescantes, com aroma de lúpulo levemente cítrico e espuma branca com boa retenção.

Schloss Witbier


A cerveja Schloss é uma cerveja de trigo, um pouco diferente das conhecidas Weiss Alemãs por utilizar Trigo branco não maltado e ser temperada com sementes de coentro e cascas de laranja, muito leve e refrescante.

De origem Belga, foi muito popular na Europa no século XVII, mas sumiu do mercado no final da segunda guerra mundial, ressurgindo em 1966 pelas mãos de um leiteiro que resolveu fabricar sua própria cerveja, utilizando uma velha receita guardada na memória. Desde então se tornou uma lenda entre as cervejas, sendo muito procurada como bebida refrescante. É também utilizada como acompanhamento de sobremesas, sua cor é clara, mas turva, por não ser filtrada. Possui aroma e sabor agradavelmente cítrico e seco.

Para saber mais sobre a cervejaria acesse http://www.dortmund.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club