Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Máquina caseira produz cerveja em uma semana


A cervejaria pessoal só produz light ale, mas objetivo é fazer todo os tipos da bebida

por Redação Galileu

Fazer cerveja é um processo um tanto complexo, que leva em geral quatro semanas. É necessário um tempo de fermentação e carbonatação (dissolução de gás carbônico na bebida, o que dá a ela a efervescência e a sensação refrescante). Por isso não é comum ela ser feita em casa, mas para os amantes da bebida e que desejam produzi-la em casa, agora existe uma alternativa mais fácil. A empresa WilliamsWarn Personal Brewery começou a vender sua máquina de fazer cerveja e eles garantem que a máquina produz uma ótima cerveja fresca em sete dias.

A capacidade da máquina é de produzir 50 pints de cerveja por semana (equivalente a 33,25 litros). Por enquanto, o único tipo de bebida feito por ela é a light ale, mas o projeto é aperfeiçoar a máquina até que ela produza de cervejas large até stouts.

A aceleração do processo de produção de cerveja se deve ao fato de que a máquina combina os processos mais vagarosos – as já citadas fermentação e carbonatação. O tanque de fermentação é também um vaso que retém o dióxido de carbono liberado pelo fermento, forçando a carbonatação da cerveja. O sistema também impede a entrada de oxigênio no processo e a mistura da levedura com a cerveja, o que evita que a cerveja perca sua frescura. Para quem se animou um importante dado: a máquina custa US$ 5 mil.

Fonte: Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club