Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Hofbräuhaus BH abre suas portas para visitação do público no dia 19/01

Os visitantes irão conhecer todos os segredos de uma legítima cerveja alemã e seu processo de fabricação. Foto de Luiza Ananias

A Hofbräuhaus BH possui um projeto para visitação do público à sua fábrica quinzenalmente (sempre aos sábados), com intuito de mostrar seus processos produtivos e toda tecnologia envolvida na preparação de algumas das melhores cervejas do mundo. É uma ótima opção para um passeio com amigos ou mesmo em família ou até um presente inusitado para aquele colega que esteja de passagem pela cidade. A primeira data do ano será no próximo sábado, dia 19 de janeiro.

Durante o passeio, cada grupo com no máximo 20 pessoas, conhecerá toda a estrutura da Hofbräuhaus, um pouco de sua história, seus equipamentos e de como são produzidos os quatro estilos de cervejas disponíveis em seu cardápio: três fixos e um sazonal, que muda a cada mês. O passeio dura em média uma hora - 11h às 12h - e inclui degustação das cervejas. As reservas para marcar uma visita podem ser feitas pelo e-mail: contato@hofbraubh.com.br.

A Hofbräuhaus BH se enquadra no modelo BrewPub, em que a fábrica é ligada ao restaurante e as cervejas servidas são “frescas”, saídas diretamente dos tanques. Cada detalhe da casa, desde o projeto arquitetônico - desenvolvido pelo aclamado arquiteto Gustavo Penna - até a decoração, escolha dos móveis, lustres, equipamentos, mestre-cervejeiro, chef de cozinha, pratos e até as músicas passaram pelo crivo da matriz alemã da Hofbräuhaus para que os consumidores e clientes possam sentir sons, aromas e sabores como se estivessem realmente lá.

Todo este cuidado faz com que ela seja um oásis alemão em plena capital mineira, mas há outras peculiaridades pouco conhecidas que tornam a casa um lugar ainda mais especial para quem a visita. É o único restaurante do país que possui um sistema de dosagem para servir as bebidas. É um sistema austríaco chamado Gruber, que porciona as bebidas e praticamente exclui desperdícios e erros ao servir cervejas, refrigerantes e também drinks. Durante o passeio, os visitantes aprendem a tirar suas próprias cervejas no Gruber.

A fábrica é conectada ao restaurante é há uma coluna ligada aos tanques e as cervejas saem diretamente deles, no estilo e quantidade pedidas, incluindo o colarinho. Isso elimina os desperdícios, tão comuns em outros bares e restaurantes em que a perda é calculada entre 20 e 25% além do cliente ter a certeza absoluta que está realmente consumindo o que pagou.

Em Belo Horizonte, são produzidas três cervejas em larga escala: uma lager, do estilo Munich Helles; uma de trigo, do estilo Weissbier e também uma escura, do estilo Dunkel. Além dessas, são fabricadas 12 sazonais (uma por mês) em menor litragem. Os ingredientes são 100% importados e a água passa por um processo de beneficiamento para que se iguale a água utilizada na fábrica de Munique. Isso faz com que a cerveja produzida no Brasil seja idêntica a produzida na Alemanha, apesar da distância. A HB BH tem hoje a capacidade de produzir 30 mil litros por mês e segue rigorosamente os padrões de produção da HB de Munique, segundo a Reinheitsgebot, mais conhecida como Lei de Pureza Alemã.

Visitação à fábrica da Hofbräuhaus Belo Horizonte
Data: 19 de janeiro de 2019 - sábado
Horário: 11h às 12h
Endereço: Avenida do Contorno, 7613 - Lourdes, BH-MG
Mais informações: (31) 98333-9492

Fonte: Primeiro Plano Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club