Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Instituto da Cerveja Brasil abre inscrições para curso avançado de Tecnologia Cervejeira e Sommelier de Cervejas


O mercado cervejeiro não para de crescer no Rio de Janeiro, por isso investir nessa área é um negócio promissor. O conhecimento é a chave principal para começar, ou colocar em prática, qualquer projeto, sendo assim os cursos voltados para o tema são apostas certeiras, até mesmo para quem quer apenas conhecer mais sobre o mundo cervejeiro.

O Instituto da Cerveja que é, atualmente, a maior referência brasileira em educação cervejeira do país, abriu as inscrições para o curso Avançado de Tecnologia Cervejeira e de Sommelier de Cervejas em parceria com a Universidade de Weihenstephan, da Alemanha.

As aulas para o primeiro curso começam no dia 11 de novembro e acontecem nos finais de semana. O curso terá 124 horas e contará com grandes nomes do mercado cervejeiro que ministrarão as aulas, como Martin Zarnkow (Dr. PhD, chefe do Depto. de Pesquisa e Des. da Universidade de Weihenstephan), Alfredo Ferreira (Mestre Cervejeiro – Ex Schincariol e Heineken), Marcus Dapper (Mestre Cervejeiro – Ex Baden Baden e atualmente na Dama Bier), Marcelo Barga (Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia – Proprietário da Bio4) e Wesley Beirigo (Responsável pela área de Envase da Ambev na América Latina), além de Rejane Hansen e Camila Ferrari (ambas Heineken. Responsáveis por microbiologia e melhores práticas). Os temas abordados serão: Processo de fabricação de mosto, Fermentação e Maturação, Filtração, Envase, Qualidade físico-química, Qualidade Sensorial, Qualidade Microbiológica, Análise Sensorial e Off-flavours, Matemática Cervejeira e Desenvolvendo Receitas.

Quem quer garantir o diploma de Sommelier de Cervejas também já pode se inscrever. As aulas começam no dia 24 de fevereiro de 2018, o curso tem duração de 88 horas e formação certificada pela Associação Internacional de Sommelier da França. O conteúdo, abrange história da bebida, técnicas de degustação, matérias-primas utilizadas em sua produção, processo de fabricação e famílias das cervejas, as diferentes escolas cervejeiras, análise sensorial, técnicas de harmonização e de elaboração de carta de cervejas, visita a microcervejaria, entre outros temas.

De acordo com Estácio Rodrigues, sócio do ICB, o Rio de Janeiro é o segundo maior mercado para o ICB. São 6 turmas de Sommelier de Cervejas, 4 turmas do curso Avançådo de Tecnologia Cervejeira e 1 turma do curso Mestre em Estilos®. Isso mostra a força do Rio de Janeiro no cenário cervejeiro do Brasil.

Serviço:

Tecnologia Cervejeira – Datas das aulas
· FDS 1 - 11 e 12 de novembro
· FDS 2 - 24 (sexta-feira, 19h às 23h), 25 e 26 de novembro
· FDS 3 - 09 e 10 de dezembro
· FDS 4 - 13 e 14 de janeiro
· FDS 5 - 27 e 28 de janeiro
· FDS 6 - 17 e 18 de fevereiro


Sommelier de Cervejas – Datas das aulas
· FDS 1 - 24 e 25 de fevereiro
· FDS 2 - 24 e 25 de março
· FDS 3 - 28 e 29 de abril
· FDS 4 - 26 e 27 de maio
· FDS 5 - 15, 16 e 17 de junho



Fonte: Tratto Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club