“Os consumidores estão cada vez mais inclinados a buscar rótulos que trazem história, feitos a partir de processos tradicionais e de altíssima qualidade. O single malt, especialmente, tem ganhado destaque no mercado, pois os apreciadores estão ávidos por experimentar sabores únicos oferecidos pelas tradicionais destilarias da Escócia”, explica Gianpaolo Morselli, embaixador da The Macallan no Brasil.
Por isso, o especialista compartilha algumas orientações fundamentais para apreciar os single malt mais renomados do mundo:
Utilize um copo adequado: O ideal é escolher um copo em formato de tulipa com abertura estreita, pois isso permite que o aroma se desenvolva e se concentre na parte superior, melhorando a experiência de degustação. Evite usar copos de borda grossa ou tumblers, que não permitem apreciar a complexidade do aroma.
Dedique tempo e aproveite os aromas do whisky: Beber um destilado premium é uma experiência sensorial que deve ser apreciada lentamente. Reserve um tempo para apreciar o aroma, a cor e o sabor do whisky escocês. Tome pequenos goles e deixe que o single malt envolva seu paladar para descobrir os diferentes sabores que ele oferece. Antes de beber, gire suavemente o whisky no copo e aproxime-o lentamente do nariz para inalar os aromas. Isso permitirá que você aprecie por completo os complexos sabores e aromas pelos quais os single malt são tão aclamados, além de preparar seu paladar para os sabores que virão.
Atenção à temperatura: A temperatura em que se bebe o whisky também pode influenciar na experiência. Muitos especialistas recomendam beber o scotch à temperatura ambiente ou ligeiramente abaixo, mas se preferir frio, considere usar um cubo ou esfera de gelo grande, que demora mais para derreter. Se o whisky estiver muito frio, pode mascarar os sabores e aromas, enquanto, se estiver muito quente, pode acentuar o calor do álcool.
Harmonize com os alimentos certos: Harmonizar um single malt com o acompanhamento ideal melhora significativamente a experiência de degustação. Chocolate, queijos, carnes defumadas, frutos do mar ou salmão complementam os sabores complexos do whisky. Alternativamente, você também pode harmonizá-lo com alimentos mais leves, como frutas, nozes ou castanhas, para permitir que o whisky brilhe por si só. Curiosamente, o pior copo para degustar um whisky premium é justamente o copo de whisky, que é reto e não concentra aromas. Esse copo é mais adequado para consumir whisky standard, que é menos complexo e precisa de maior diluição para amenizar a picância do álcool devido ao corpo mais ameno da bebida.
Evite tocar a ponta da língua no líquido: A parte anterior da língua é a mais sensível ao álcool. Por isso, para usufruir dos sabores do whisky sem a ardência excessiva do álcool, tente tomar o líquido jogando-o na parte central ou posterior da língua, e divida a dose em pequenos goles. A tendência é que o álcool se torne cada vez mais polido, enquanto as notas de sabor virão à tona.
O segredo para conservar um whisky: Para manter a qualidade de um single malt em casa, é essencial seguir algumas dicas importantes. Armazene-o em locais escuros para protegê-lo da luz solar, preservando assim sua cor e propriedades. Mantenha as garrafas a uma temperatura constante, idealmente em torno de 21 graus Celsius, evitando fontes diretas de calor ou frio. Certifique-se de que as garrafas estejam bem fechadas para evitar a oxidação e sempre as armazene na posição vertical, para evitar o contato do whisky com a tampa, o que poderia afetar seu sabor.
Seguindo essas dicas, você poderá apreciar ainda mais os single malts e explorar suas características únicas. Este ano, uma das destilarias mais renomadas do mundo, The Macallan, celebra 200 anos. "Não há melhor maneira de celebrar nosso legado do que desfrutar de uma experiência sensorial inigualável", comenta Morselli.
Sobre The Macallan
The Macallan é renomado mundialmente por seus extraordinários whiskies single malt. Dois séculos se passaram desde que Alexander Reid, fundador da The Macallan, destilou o primeiro lote de whisky em seus alambiques curiosamente pequenos em Speyside, Escócia, em 1824, iniciando o extraordinário legado do whisky escocês single malt.
A obsessão pela qualidade e pela maestria é a marca registrada de The Macallan. A qualidade excepcional e o caráter distintivo de cada whisky são influenciados por excepcionais barris de carvalho previamente envelhecidos em vinho Jerez - um compromisso com a cor natural fundamentado na excelência e no uso de madeiras centenárias na confecção dos barris, algo inédito na indústria de whisky. Projetada por arquitetos internacionalmente aclamados, a Destilaria Macallan está localizada em uma bela propriedade de 200 hectares, e se inspira nas antigas colinas escocesas ao redor.
Os últimos 200 anos foram um prólogo para tudo o que ainda está por vir. É uma jornada através do tempo. Este é The Macallan, 200 anos jovem.
Elaborado sem concessões.
Por favor, aprecie The Macallan com responsabilidade.
Para mais informações, visite www.themacallan.com e torne-se membro da The Macallan Society para explorar as histórias por trás dos whiskies.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club