Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Desistir não é uma opção: pai e filho transformam restaurante familiar em rede de comida japonesa


A história da Matsuri To Go não é a simples trajetória de uma empresa, “é a história de um filho que salvou a vida dos pais”, diz Claudio Koyama. O negócio da família Koyama tinha acumulado quase R$5 milhões em dívidas durante a pandemia. Foi diante desse desafio que, no início de 2020, o atual CEO do Grupo MTG Foods, Raphael Koyama, decidiu administrar os restaurantes da família. “O Raphael fez a gente renascer das cinzas, como uma fênix. Ele deu a vida novamente para a gente” complementa Claudio Koyama, fundador da marca e pai de Raphael.

Em 2003, Claudio e sua esposa Emiko criaram o primeiro restaurante Matsuri em Londrina, e tornaram o negócio a maior referência em gastronomia asiática da região, expandindo para três unidades e um modelo de contêiner. No entanto, o negócio da família Koyama passou a operar no vermelho por causa de problemas de gestão. “Fechamos as portas na época da pandemia e foi tudo muito estressante. Em 2020, tive início de depressão e foi quando o Raphael assumiu a direção”, relata Claudio.

Adotando o delivery como novo modelo de negócios, a família Koyama não imaginava que, quatro anos depois, a rede Matsuri passaria a atender uma média de 50 mil clientes ao mês. “Meus pais sempre foram muito trabalhadores, bons de cozinha e também de atendimento, mas tiveram dificuldades em manter uma gestão eficiente, o que é muito comum em negócios familiares. Então, como eu tinha o conhecimento necessário, precisava ajudar a minha família. Desistir não era uma opção”, afirma Raphael.

A crise acabou unindo ainda mais a família Koyama. Para Claudio, a grande parceria nos negócios vem principalmente da educação e do bom exemplo. “Eu e minha esposa sempre fomos muito esforçados, a gente acordava cedo e trabalhava até de noite. Sempre valorizamos a educação dos nossos filhos, que cresceram vendo nosso trabalho árduo. Então eu acho que o exemplo vem um pouco de nós. O Raphael faz de tudo para que a gente se encaixe e se sinta útil na empresa. Ele é muito motivador e realmente sabe ver o valor de cada um, não só o nosso, mas de todos os colaboradores. Me sinto muito feliz de ver esse progresso”, diz.

Desde que assumiu o negócio, Raphael Koyama transformou os restaurantes na rede MTG Foods, que engloba as marcas Matsuri, Matsuri To Go e Mok The Poke. Em 2021, a rede ganhou duas sócias: Maria Fernanda Canizares, que atua no desenvolvimento de produtos e na cozinha central, e Maria Clara Rocha, criadora da marca de Mok The Poke. “A experiência dos meus pais é fundamental para a continuidade do negócio. Começamos no delivery com apenas três funcionários: meus pais e eu, e agora queremos nos tornar a maior rede de comida japonesa do país, inspirando as pessoas com a nossa história”, declara Raphael Koyama.

“Eu só tenho a agradecer. No começo foi um pouco complicado, mas agora conseguimos separar bem o lado profissional do lado familiar, e somos muito unidos. Eu não imaginava esse caminho para ele, mas a Matsuri To Go não existiria sem o Raphael. Nós chegamos onde estamos hoje graças às decisões e ao planejamento dele. Ele é um filho que honra pai e mãe, que batalhou por nós, que prioriza a família. O melhor presente para um pai e uma mãe é ver até onde os filhos chegam, como eles se formam como pessoa, como ser humano. Eu tenho muito orgulho do Raphael, do filho que ele é e do homem que se tornou”, finaliza Claudio, emocionado. Atualmente a MTG Foods tem operação nos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo e pretende faturar R$ 70 milhões.


Sobre o Grupo MTG Foods

O Grupo MTG Foods é formado pelas marcas Matsuri, Matsuri To Go e Mok The Poke. Entre franquias, unidades próprias, centro de treinamento e cozinha central, o Grupo opera em três estados: Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Com um compromisso inabalável com a qualidade e experiência, tanto nas unidades físicas quanto no delivery e take-away, as operações recebem mais de 50 mil clientes ao mês. 

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