Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Pai e filhos compartilham trocas no ramo gastronômico


No Brasil, 11 milhões de mulheres criam sozinhas os filhos, revela Pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (2022) e, com a chegada do Dia dos Pais, conhecer relações sólidas e inspiradoras entre pai e filhos é motivo suficiente para celebrar. Como é o caso de Moacir Dargas (46) e os filhos, Kadu Leonardo Garlet Dargas  (25) e Nicolas Patrick Garlet Dargas (21), que conduzem a operação, administrativa e gastronômica, do Villa Caetano´s, uma das 12 casas do Grupo Família Dargas.  

Fruto do êxodo rural há quase três décadas, Moacir está entre os sete irmãos da família que deixou Anchieta, Santa Catarina, para viver em São Paulo, capital. Trazido pelo primogênito e fundador do Grupo, Vilso Dargas, todos foram, desde a juventude, envolvidos no ambiente de bares e restaurantes. De lá pra cá, o negócio familiar foi construído ao longo do tempo e, hoje, reúne 12 casas de alto padrão em São Paulo e ABC, representadas por seis marcas: Cruzeiro´s Bar, Caetano’s, o Villa Caetano’s, Portofino Cucina Italiana, Maria Augusta Resto Bar e o Caiana Buffet Express que, juntos, recebem mensalmente um público de mais de 50 mil pessoas e empregam mais de 600 pessoas.

No comando da operação do Villa Caetano´s, na zona norte de São Paulo, desde 2007, também cabe a Moacir a missão macro no Grupo de inovar, testar e aprovar a qualidade de produtos gastronômicos, bagagem empírica de suas passagens por bares renomados e por assinaturas autorais em receitas como o Torresmo de Rolo, que quadriplicou o movimento da casa nos últimos anos.

 “Sou apelidado de Bate-Porta no meio familiar. Porque abro mesmo a porta de geladeira, de armários de todo canto para achar o que quero para uma receita”, conta o empresário. 


 Dia dele 

A paternidade veio no início da jornada paulistana de Moacir, ainda aos 20 anos, primeiro com Kadu e depois com Nicolas, frutos de um casamento de 14 anos.  A relação entre pai e filhos se manteve sólida e fluída, contrariando estatísticas. O que o empreendedor credita ao fato de envolver os filhos em suas rotinas de trabalho, nos bastidores e bancadas da cozinha, criando memórias afetivas. 

“Nícolas, o mais novo, convivia muito com um casal de vizinhos que eram simplesmente cozinheiros de mão cheia, dona Neide e Sr. Alberto”, rememora com afeto. Lá, ajudava a fazer o feijão tropeiro, adorava quebrar ovos e queria ajudar em tudo, mas, na cozinha do pai, se interessou pelos doces, “especialmente porque ele deveria provar até acertar o ponto”, satiriza. 

O incentivo do pai veio e Nícolas se formou em Gastronomia pela Universidade Mackenzie e acaba de concluir um estágio com Rodrigo Oliveira, no renomado Mocotó, já planejando voos internacionais, não sem antes seguir na cozinha do restaurante familiar. E, lembrando do episódio dos doces, o jovem Chef acertou em um dos itens mais queridos do cardápio, o pudim de leite, que lhe rendeu cerca de 60 tentativas até o pai aprovar. 

“Tudo bem, eu pude degustar muitas vezes, como nos tempos de infância, e sei que ele precisou de mais de 100 torresmos até chegar na receita dele”, brinca o filho, referindo-se ao prato queridinho, aprovado por celebridades, o que, sob o olhar de Moacir, se deve à tática de não usar água marinada e sim ao seu mix de oito tipos de temperos naturais desidratados. 

Se a cozinha rendeu trocas sinceras entre pai e filho, foi graças ao viés de ciências exatas de Kadu, o filho mais velho, formado na área contábil, que foi possível mensurar resultados práticos dos experimentos gastronômicos e tomar decisões assertivas, como a fabricação própria da linha de salgados de boteco, infraestrutura integrada ao Villa, mas, que serve ao Grupo como um todo. 

“Era Copa do Mundo, a demanda estava muito além do que nossos fornecedores poderiam entregar e a qualidade e entrega não poderia variar”, conta Kadu. “Sou privilegiado por ter um pai que também é um ótimo líder e ouvinte, que me apoia e permite que eu me desenvolva no ramo que também escolhi”, celebra o especialista em Controladoria e Contabilidade Avançada. 

Se, em raros momentos esse vínculo rendeu uma bronca aqui ou acolá, Moacir deixa claro que, devido à jornada atribulada do ramo, é uma honra ter tempo de qualidade com os filhos. “Eu ensinei, mas, aprendo muito. Nós somos parceiros, somos amigos. Aliás, é isso que eu aconselho a todos os pais: convivam, joguem futebol, sentem na mesa de bar, sejam amigos de seus filhos, tudo flui de boas conversas”, emociona-se.

Sobre o Villa Caetano´s

O Villa Caetano’s lembra as antigas vilas de São Paulo e celebra o tradicional bairro do Mandaqui, onde está localizado, seus moradores e a singularidade especial da região de Santana e Serra da Cantareira. Tem como proposta do espaço receber grupos e famílias, incluindo espaço kids. No cardápio, essencialmente de comida brasileira, predominam cortes de carnes e pratos para compartilhar, como o parmegiana, o churrasco feito no carvão, e a clássica feijoada, aos sábados. Ainda faz parte da programação do restaurante o festival de comida de boteco com música ao vivo (Voz e violão), todas as quintas a partir das 20h. 


Sobre o Grupo Dargas

Essencialmente familiar, o grupo Dargas reúne hoje 12 casas na capital paulistana, representadas por seis marcas: Cruzeiro´s Bar, Caetano’s, o Villa Caetano’s, o Portofino Cucina Italiana, o Maria Augusta Resto Bar e o Caiana Buffet Express que, juntos, recebem mensalmente um público de mais de 50 mil pessoas. Empregando mais de 600 pessoas, o núcleo familiar se destaca pela organização e por manter a essência, contanto nos dias atuais com a presença dos sócios nas operações, reconhecidas pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos e também o ambiente acolhedor que caracteriza cada uma das unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club