Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

domingo, 1 de novembro de 2015

Cervejaria Trópica no Downtown Oktoberfest

Cervejaria Trópica

Em busca de novas descobertas aportei na Cervejaria Trópica, do Rio de Janeiro. A cerveja tem uma proposta bem interessante, e traz no seu DNA o estilo de vida carioca combinado à sua essência de inventividade, liberdade e ousadia. A ideia é retratar a sofisticação no que existe de simples e com sua personalidade e sabores, transitar pelos mais diversos ambientes, ou seja, desde mesas sofisticadas de restaurantes renomados, até os descontraídos balcões de botecos. A verdadeira tradução da brasilidade.

Resolvi experimentar a cerveja Mali, mas antes de contar como foi a experiência vou escrever um pouco da história e projeto que envolvem esta cerveja em particular. 

A novidade da Trópica é o lançamento de uma edição especial para contribuir com a causa dos refugiados no Brasil. Parte do lucro da venda será doada para o Instituto de Reintegração do Refugiado (Adus). O lançamento da iniciativa ocorre justamente durante o Downtown Oktoberfest. O Brasil já recebeu cerca de 8,5 mil refugiados de 81 nacionalidades. O valor será destinado para a montagem de um quiosque em Pinheiros, na cidade de São Paulo, onde, a cada 30 dias, uma família de refugiados poderá cozinhar e vender pratos típicos de onde partiram, gerando renda e aprimorando seu relacionamento com os brasileiros. 

Contribua também para essa causa! Para mais informações sobre o quiosque e para fazer doações, acesse a campanha de crowdfunding criada pelo Adus em: www.kickante.com.br/campanhas/adus. Conheça um pouco mais sobre os projetos do Instituto, clicando aqui: www.adus.org.br.

Cervejaria Trópica

Vamos então a cerveja! A nova fórmula, inspirada no estilo da cerveja alemã Kölsch, recebeu o nome de Mali, que é um dos países de origem dos refugiados que encontram no Brasil um novo lar. 

É uma cerveja de coloração dourada e límpida. Sua espuma é de cor branca e apresentou boa formação e persistência. No aroma presença de malte, cereais e pão. Lupulagem leve. Há uma presença muito sutil de ésteres frutados remetendo a frutas brancas, maçã, pera. O sabor é suave e bem arredondado, com um leve dulçor. O retrogosto é levemente amargo e seco. Corpo leve e média carbonatação. Cerveja com ótimo drinkability. Refrescante e saborosa!

Para saber mais sobre a Trópica Brewing Co. acesse:
http://www.cervejatropica.com.br/
https://www.facebook.com/cervejatropica
http://instagram.com/cervejatropica/
https://www.youtube.com/channel/UCTUncGfC4NcE3_H4WjBu0Mw/videos

Saúde!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club