Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Paulaner Hefe-Weissbier Dunkel - Degustação nº 242

 

Seu nome tem raízes na Ordem dos Mínimos (Paulaner Orden, em alemão), uma ordem religiosa fundada por São Francisco de Paula em Neuhauser Straße, Munique no século XVI. O logotipo atual das cervejas Paulaner mostra a figura do santo.

Os monges da Ordem dos Mínimos elaboravam sua própria cerveja desde 1634. A cerveja Paulaner original, que os monges ofereciam durante os dias de festa, era uma Bockbier, variedade bastante forte de cerveja que conseguiu rapidamente uma certa notoriedade em Munique.

Cervejaria: Paulaner Brauerei München
Origem: Alemanha
ABV(%): 5,3
Estilo: German Dunkelweizen
Embalagem: Garrafa de 500 ml

Cerveja de coloração cobre, escura, turva, com espuma bege de formação grande e média persistência. Boa transição de renda no copo e presença de partículas em suspensão.

No nariz, aroma intenso de caramelo, chocolate, frutado (banana), além de especiarias (cravo) e uva passa e malte tostado. No sabor bastante frutado, caramelo, chocolate, torrefação, notas de banana, frutas com caroço (ameixa) e lúpulo bem leve. Presença de álcool leve ao aproximar o copo do nariz.

Corpo médio, textura tendendo a aveludada, carbonatação média e baixíssimo amargor. Aftertaste duradouro e adocicado. Cerveja com boa drinkabilidade. Muito boa cerveja! Vale a pena degustá-la mais vezes.

Ein Prosit!
Luiz Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club