Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

domingo, 7 de junho de 2015

Microcervejarias expandem pontos de venda no Rio Grande do Sul

Rodadas de negócios aproximam cervejeiros dos locais de consumo


Presença da cerveja artesanal cresce nos estabelecimentos gaúchos


Por Luiz Eduardo Kochhann

Em meio ao crescimento dos tributos sobre o setor, as microcervejarias gaúchas querem expandir os pontos de venda dos seus produtos. Para estimular o setor e aproximar a indústria cervejeira e bares e restaurantes, o Sebrae realizou, na última quinta-feira, na Capital, uma rodada de negócios entre as partes. Na ocasião, filiados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e do Sindicato de Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa) tiveram a oportunidade de degustar as bebidas preparadas por participantes do projeto Desenvolver as Microcervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul.

"Além de desenvolver a gestão das microcervejarias, queremos promover com mais frequência o encontro com os bares, restaurantes e minimercados. O objetivo é possibilitar parcerias e fazer com que os empresários conheçam as cervejas produzidas em Porto Alegre", explica a gestora do Sebrae Francine Danigno. Segundo Francine, o modelo de negócios deve ser levado a outras cidades do Rio Grande do Sul em breve. Participaram do evento de quinta-feira, na Capital, 30 cervejarias integrantes do projeto e cerca de 100 representantes de estabelecimentos gastronômicos e de bebidas participantes de outra iniciativa do Sebrae, voltada ao desenvolvimento de lojas de alimentação fora do lar.

As microcervejarias trabalham, desde o início de maio, com um incremento na tributação, uma vez que entraram em vigor as novas alíquotas para o setor. Com isso, segundo o diretor da cervejaria Baldhead, Giuliano Vacaro, o preço das garrafas tiveram uma elevação média de 10%. Por outro lado, a vantagem, segundo Vacaro, é que as marcas internacionais estão até 40% mais caras. "O aumento dos impostos prejudica a movimentação, mas nos dá alguma vantagem na comparação com as importadas, que, há pouco tempo atrás, eram mais baratas", ressalta. Na ocasião, a Baldhead, que possui 60 pontos de venda em Porto Alegre, apresentou quatro variedades aos visitantes. "Esse encontro é importante mostrar que temos um produto diferenciado", completa.

Da mesma maneira, a estratégia da cervejaria Irmãos Ferraro, que apresentou uma redução de cerca de 25% nas vendas após o aumento da carga tributária, é intensificar a presença em bares e restaurantes. Atualmente, são 140 pontos espalhados pelo Rio Grande do Sul. "Nossa produção era totalmente vendida para os que tínhamos anteriormente, mas essa queda no volume comercializado nos fez voltar a campo para procurar novos pontos", afirma o sócio-proprietário da Irmãos Ferraro Rodrigo Ferraro. Para o cervejeiro, as novas empresas sofrem mais com a nova tributação do setor. "Têm cervejarias com meio ano fechando e vendendo equipamentos. Quem já tem um nome consolidado no mercado consegue se manter, porque possui um cliente fiel", destaca.

De acordo com a presidente estadual da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RS), Maria Fernanda Tartoni, a presença da bebida artesanal tem aumentado nos estabelecimentos gaúchos devido à profissionalização das microcervejarias. "Temos algumas especificidades, como a manutenção de estoque, que têm sido atendidas com o desenvolvimento da logística, da distribuição e da produção do setor cervejeiro", afirma. Para Maria Fernanda, trata-se de um mercado com grande potencial. "É um produto de alto valor agregado. Ou seja, é importante economicamente e, também, para qualificação da carta de bebidas, o que tem sido exigido pelos clientes".

Fonte: Jornal do Comércio-RS

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