Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

De paixão nacional às harmonizações especiais: como a Baden Baden reforça seu posicionamento no mercado?

Considerada uma das pioneiras em cerveja artesanal no Brasil, a Baden Baden, do Grupo Heineken, vem promovendo diversas ações para aproximar a marca do território da gastronomia. O objetivo principal é desenvolver novas percepções dos rótulos entre os consumidores, tornando-os tendência dentro do universo de harmonizações. 

Engana-se quem ainda considera a cerveja como escolha de consumo apenas para churrascos, festas ou happy hours. A bebida vem ganhando grande tração na alta gastronomia como opção sofisticada e alternativa ao vinho – que antes dominava o território, mas atualmente abre espaço para outras combinações de sabores à medida em que chefs e mestre cervejeiros colaboram para explorar as nuances complexas da cerveja.

A exemplo dessas evoluções de mercado, a Baden Baden vem ampliando o seu portfólio para atender aos paladares mais exigentes e hoje conta com diversos estilos de cerveja. De leves e refrescantes a cervejas mais escuras e complexas, a marca oferece uma paleta diversificada de sabores que complementam e harmonizam com uma ampla gama de pratos.

Com o objetivo principal de reforçar a presença da Baden Baden nas harmonizações, a marca realizou parceria com a sommelière Pri Matta, especialista nesse território e idealizadora do canal @deondevinho, que agora também leva conhecimento e curiosidade sobre o universo de cerveja artesanal ao seu público.

Para isso, a sommelière realizou uma imersão com a especialista de cerveja do Grupo Heineken, Patricia Sakakura, que comenta que essas imersões são fundamentais para que haja um aprofundamento nas análises sensoriais de todos os estilos que a Baden Baden possui: “A Pri pôde conhecer as características de cada rótulo, seus ingredientes, particularidades, quais são as taças ideais para consumo, assim como suas temperaturas, além de aprender sobre as possibilidades de harmonização que podemos fazer com cada estilo”, explica.

O portfólio da Baden Baden conta com cinco estilos principais, que possuem identidades e personalidades únicas: a Baden Baden Cristal é uma pilsen saborosa, leve e refrescante, com aroma floral do lúpulo e leve dulçor dos maltes especiais. A Baden Baden Witbier é uma cerveja não filtrada de trigo, leve e refrescante, que equilibra aromas cítricos e picantes e que remetem a laranja e semente de coentro. Já a Baden Baden Golden Ale é uma cerveja sofisticada, com leveza e dulçor que se traduzem nos aromas e sabores intensos de frutas vermelhas, canela e especiarias. A Baden Baden American IPA por sua vez, é uma cerveja que equilibra o amargor do lúpulo com o intenso aroma e sabor cítricos provenientes do lúpulo e da adição de suco de maracujá. A Baden Baden Peach vem para completar o time, com característica da cerveja de trigo não filtrada, que apresenta delicados aromas e sabores de pêssego, proporcionando uma intensa sensação de refrescância ao paladar.

Com sua diversidade de estilos e sabores, a cerveja artesanal vem emergindo como uma opção versátil para realçar a culinária e demonstrar que a sua harmonização não se limita aos conhecedores de cerveja, mas também é acessível a todos que desejam explorar novos sabores, aromas e texturas e criar verdadeiras experiências gastronômicas.


Harmonizações sugeridas:

- Baden Baden Cristal: É delicada, logo sua harmonização também necessita ser leve. Pratos leves como carnes brancas, saladas e comida japonesa. Também vai bem com queijos leves e cremosos (minas frescal, ricota, mussarela de búfala, burrata), caponata, nuts e torradinhas ao azeite. 

- Baden Baden Golden: Carrega maior potência aromática e de sabor, sendo assim, irá proporcionar uma experiência única ao unirmos o cítrico das frutas vermelhas e a picância da canela em maior evidência. Em conjunto com os queijos Gruyère e Gouda teremos boa complementação de sabores. Podemos também harmonizar com frutos do mar em molho cremoso de queijo Gruyère, ostras e sobremesas à base de chocolate. 

- Baden Baden Ipa: Com presença de maracujá apresenta aromas cítricos e amargor em maior evidência da cerveja contrastando com a untuosidade em boca e elementos agridoce dos queijos parmesão (Grana Padano, Gran Formaggio, Meia Cura, etc). Outra aposta coringa é: picanha, filet mignon suíno ao molho cítrico de laranja, maracujá e mostarda acompanhado de batatas levemente salteadas em azeite com ervas aromáticas.

- Baden Baden Witbier: Uma das cervejas mais elegantes que traz muita informação cítrica com leve picância, numa base de trigo bastante cremosa em boca. Excelente com peixes suaves, frutos do mar, queijos cremosos do tipo Brie / Camembert e geleias com torradas. Quer ir um pouco mais além? Dadinhos de tapioca com geleia de laranja é uma grande pedida.

- Baden Baden Peach: É uma cerveja de trigo não filtrada que apresenta delicados aromas e sabores de pêssego, proporcionando uma intensa sensação de refrescância no paladar. Excelente com queijo brie, peixes e frutos do mar, ceviches, saladas em geral e salmão grelhado na manteiga. 


Sobre o Grupo HEINEKEN 

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias. A companhia também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG), a unidade mais sustentável da companhia até agora.

No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Skinka, os refrigerantes Itubaína, Viva Schin, FYS e o recém-lançado Clash’d. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.


Fonte: PressPass

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