Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

MECA (Inhotim): Heineken® mantém parceria com o festival através de mensagem de cultura e sustentabilidade


Com a proposta de usar a música como fio condutor dentro da plataforma de cultura e sustentabilidade Green Your City, a Heineken®, patrocinadora e cerveja oficial do MECA (Inhotim), idealizou uma série de experiências para o público do festival, que acontece nos dias 4, 5 e 6 de agosto em Brumadinho, Minas Gerais.

Em parceria com a Agência Atenas - responsável pelo planejamento, criação e execução da plataforma de cultura e sustentabilidade da marca Heineken® no Brasil, a marca apresenta o Heineken® Stage, palco com um line-up especial, assinado por Daniel Tamenpi, jornalista, pesquisador musical e um dos principais DJs da atualidade. A curadoria desses DJs é fruto da parceria entre a marca e Tamenpi, cujo objetivo é contar histórias através dos sets de cada artista.

O propósito da instalação é apresentar uma nova forma de otimizar recursos até sua disposição final, com o uso de materiais e estruturas de outros festivais para construção do espaço. Com conceito criado pelo artista Kauê Fuoco, a proposta de upcycling para a composição do cenário do palco une a arte de Inhotim com as metas de sustentabilidade e música com os quais a Heineken® trabalha, consolidando o papel da marca neste segmento e reforçando os objetivos da plataforma Green Your City.

Aliado à questão de Energia Verde de Heineken®, a marca novamente instalou placas solares no MECA (Inhotim). A Estação Greener Energy, que capta energia a partir de placas solares, fica localizada na entrada do evento, local de grande visibilidade, onde todo o público acessa para entrar no festival, responsável pela captação de energia para alimentar tanto o Heineken® Stage quanto o Greener Bar no evento.

A estrutura, desenvolvida em parceria com a M.O.E., consiste em 28 placas fotovoltaicas que ocupam o espaço de 70m² na entrada do museu. Juntas, elas formam a Estação, que vai captar energia limpa e será conectada a geradores, abastecendo as ativações da marca.


Ação Meu Copo Eco Heineken®

A partir da meta de circularidade, a marca aposta novamente na ação Meu Copo Eco Heineken®, que incentiva a reutilização dos copos no consumo do chope e o posterior reaproveitamento nos outros eventos da marca. Para o MECA (Inhotim), tudo estará organizado de forma que o consumidor, na entrada do evento, receba uma pulseira 18+, retire seu copo retornável nos bares do festival, se sirva nele durante a festa e devolva ao final, completando o ciclo. Durante o festival, as pessoas poderão entregar seu copo usado nos bares e trocá-lo por um limpo. A devolução do copo garante com que a Heineken® transfira-os para os hubs de higienização e os utilize em outros eventos da marca, cumprindo assim seu ciclo de reutilização e mitigando a geração de resíduos pelo consumo da cerveja.

O evento multicultural da plataforma MECA em parceria com o Instituto Inhotim tem a proposta de explorar os universos de música, arte, moda, tecnologia e conhecimento. Durante o MECA (Inhotim), a exuberância do parque botânico e das galerias de arte do Inhotim serão um destaque a mais, além da programação, diurna e noturna, com shows, talks e workshops.  

“Heineken® estar junto ao MECA é sempre um prazer. Promover encontros e celebrar conexões através da nossa plataforma Green Your City, é dar mais um passo na jornada de incentivar a reflexão sobre sustentabilidade, mostrando ao público presente em Inhotim a importância de pensar sobre os impactos que causamos no meio ambiente e como é possível viver de forma mais consciente”, afirma Beatrice Jordão, gerente de marketing sênior da Heineken® no Brasil.

Pra fechar, a programação musical do Heineken Stage contará com os DJs Jaka (@j_a_k_a_), Disco Creme, Aerobica, Zaidan (@dzaidan), Kingdom (@djkingdom_), Kabulom (@kabulom_), Lázara dos Anjos (@dosanjoslazara), Carol Mattos (@carolmatto.s), Bebela Dias (@bebeladiax) e Diogo Strausz (@diogostraus).


Confira o line up do Heineken Stage:

Sexta-feira (04)

- 17h - Bebela Dias

- 19h - Zaidan

- 21h - Disco Creme

- 22h30 - Aerobica

Sábado (05)

- 17h - Jaka

- 19h - Kabulom

- 21h - Kingdom

- 22h30 - Diogo Strausz

Domingo (06)

- 13h - Lázara dos Anjos

- 15h - Carol Mattos


Dentre as demais oportunidades para o público, o Grupo Heineken também traz para o festival uma curadoria especial de suas cervejas craft e bebidas não alcoólicas, Blue Moon, Clash’d, FYS e Lagunitas. A cerveja Blue Moon estará disponível na programação diurna do MECAInhotim, com o patrocínio de sessão especial do documentário de Belchior e carrinhos com a venda da bebida. Além disso, a bebida ativará uma cabine de DJ especial na área Magic Square, junto ao bar personalizado da marca. Já Lagunitas, a IPA do Grupo, estará à venda nos pontos de venda do festival. Já as bebidas não alcoólicas, Clash’d terá uma ação de sampling do refrigerante na entrada do evento e FYS, refrigerante e tônica, será vendido para consumo no local.


GREEN YOUR CITY - Heineken®

Green Your City é uma plataforma com uma série de iniciativas com o viés sustentável para a vida noturna, a cena cultural e a ressignificação de espaços urbanos. É um olhar inédito para formas de discutir o impacto ambiental, por meio de experiências de marca e um convite à reflexão.


Sobre o MECA

O MECA é uma plataforma multicultural viva que conecta pessoas, fortalece comunidades, produz e publica conteúdos próprios, promove festivais e cria experiências. Escolhemos o desafio de gerar impacto positivo, influenciar o futuro de uma nova geração e transformar a realidade em que vivemos. E celebramos o que existe de melhor no mundo, desde 2010.


Sobre Inhotim

Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, o Instituto Inhotim exibe de forma permanente obras de renomados artistas brasileiros e estrangeiros, integrando arte, botânica, paisagismo, arquitetura e educação. Desde a sua abertura, em 2006, o Instituto tornou-se um dos principais destinos turísticos e culturais do Brasil, e já recebeu três milhões de visitantes.

Nos 140 hectares de visitação, o visitante encontra 23 grandes galerias – 19 permanentes e quatro temporárias – e outras 23 obras de grande escala. No campo botânico, o público tem a oportunidade conhecer espécies de todos os continentes, que integram uma coleção de cerca de 4,5 mil plantas – algumas delas raras e ameaçadas de extinção.


Sobre o Grupo HEINEKEN

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias e duas microcervejarias. A companhia também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG), a unidade mais sustentável da companhia até agora.

No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Heineken® 0.0, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, Lagunitas, Blue Moon e Tiger. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Skinka, os refrigerantes Itubaína, Viva Schin, FYS e o recém-lançado Clash’d. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. 


Fonte: Agência Lema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club