Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Sour Beer: o sucesso da acidez nos copos


O boom das cervejas artesanais no Brasil nos últimos 10 anos trouxe uma surpreendente revelação: não, o brasileiro não gosta só de coisa extremamente doce e, sim!, temos um paladar apuradíssimo e muito aberto aos novos sabores, como a paixão pelas cervejas amargas, principalmente as IPAs - estilo que roubou muitos corações por aqui há pelo menos seis anos -, pode comprovar.

Ampliando esse leque de experiência, não é que, recentemente, encontramos um novo amor; Pois é, agora além do amargor, a acidez se faz presente nos nossos copos. As cervejas ácidas chegaram para ficar e as sours, cada vez mais presentes na prateleiras das casas especializadas em cervejas artesanais, são belíssimos exemplos delas.

Composta por diversos microrganismos responsáveis pela fermentação ácida, as Sour Beer são produzidas pelo processo de fermentação espontânea com a presença de bactérias (boas) e leveduras selvagens ou inoculadas com culturas específicas para a acidificação. Com as altas temperaturas brasileiras, as queridinhas azedas passam a agradar por sua refrescância. O estilo vem conquistando o grande público e agora está no portfólio de quase todas as cervejarias nacionais. Criamos, até, uma estilo de sour: as Catharinas Sours.

“Quando pensamos em acidez logo lembramos das frutas mais azedas e por isso, o primeiro estilo de cerveja brasileira, a Catharina Sour - que traz adição de frutas, principalmente as vermelhas - faz tanto sucesso entre os apaixonados por cervejas”, afirma Roberto Benfatti Jr., Rob, sócio proprietário do What's On Tap.

Mas não são apenas as frutas que se destacam nas Sours. Estilos como Flanders Red Ale, Lambic e Geuze, são cervejas que trazem uma acidez de muito sabor e complexidade.

As cervejas ácidas harmonizam perfeitamente com carnes leves, saladas, peixes e ostras e, quando o assunto é sobremesa, transformam o cheesecake e doces delicados em uma explosão de sabor!

Quer saber onde tomar sours incríveis produzidas aqui no Brasil? Passa no What's On Tap? Wot.

O What’s on Tap? aposta na mescla entre os modelos de brewpub e gastropub, já consolidados há décadas em alguns países da Europa e nos Estados Unidos, para compor a cena cervejeira e gastronômica do requisitado Itaim Bibi. Sob o comando de Bernardo Salgado, Roberto Benfatti Jr, Thiago Kato e Adriana Miranda, a casa está instalada na esquina das ruas Comandatuba e Ministro Jesuíno Cardoso e próxima a duas das principais avenidas da cidade, a Juscelino Kubitschek e a Faria Lima, tendo fácil acesso por transportes públicos, bicicletas e patinetes.

Endereço: R. Min. Jesuíno Cardoso, 104 - Vila Nova Conceição

Fonte: Ônix Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club