Ninkasi, a Deusa da Cerveja

Ninkasi é a antiga deusa sumeriana da cerveja, que transformou uma mistura de água e cevada em um líquido dourado, conhecido hoje como cerveja.

Era uma deusa muito popular que fornecia cerveja aos deuses. Ela era considerada a própria personificação da cerveja.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Com uma das IPAs mais conhecidas do país, Schornstein lança versão com tangerina


Quando pouco se ouvia falar de cerveja artesanal no Brasil, uma marca de Pomerode (SC) já conquistava o público com a sua IPA. Agora, o rótulo da Schornstein, um dos mais conhecidos no país, ganhou uma nova versão: com adição de tangerina. O lançamento faz parte da sexta rodada da Usina Schornstein, projeto parceiro entre a cervejaria e a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). A bebida já está disponível em lata de 473 ml.  

A receita, elaborada pelos alunos da instituição, leva polpa da fruta e um dry hop de amarilo e citra. Tem corpo médio, com uma espuma duradoura. A tangerina aparece de forma sutil no aroma e mais intensamente no paladar. “A ideia foi trazer um pouco de frescor para a cerveja, aumentando seu drinkability. Ficamos bem satisfeitos com o resultado”, afirma Rodrigo Becker Rosa, cervejeiro da Schornstein. A IPA Tangerina tem 6% de graduação alcoólica e 50 de IBU.

Usina Schornstein
Criado em 2018 através da parceria da cervejaria de Pomerode (SC) e a ESCM, o intuito do projeto é oportunizar mais experiência para os estudantes do curso de Mestre Cervejeiro da instituição, que é a única de ensino superior da América Latina voltada exclusivamente para bebidas. A partir de um estilo pré-determinado, os alunos formam equipes e criam as receitas. A avaliação das amostras fica por conta dos profissionais da Schornstein, que produz os rótulos.

Como uma forma de incentivar a profissionalização do mercado, uma parte do valor arrecadado com a venda das bebidas é repassado para a ESCM e revertido em bolsas de estudos.

Além da IPA Tangerina, o Usina Schornstein já lançou: Session IPA, Munich Dunkel, Belgian Blond Ale, Catharina Sour Cupuaçu e Black IPA.

Sobre a Schornstein
Uma das pioneiras da cerveja artesanal no país, a Schornstein surgiu em 2006 na cidade mais alemã do Brasil. O nome da marca significa chaminé, uma das características do prédio onde foi fundada. A matriz da cervejaria fica em Pomerode (SC).

Sobre a ESCM
Com mais de nove mil alunos formados em cinco anos de atuação, a Escola Superior de Cerveja e Malte é a primeira e única instituição de ensino superior especializada na bebida da América Latina. É parceira da alemã Doemens Academy, uma das mais respeitadas entidades do mundo.

São cerca de 90 cursos diferentes, em mais de 200 turmas já realizadas. Na sede, em Blumenau (SC), além das salas de aula estão disponíveis 12 laboratórios voltados para o ensino de cerveja. Parcerias com cervejarias da região garantem visitas técnicas e relacionamento com o mercado durante os cursos.

Fonte: Melz Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Cheers!
Ninkasi Beer Club